Dia do Agrupamento de Escolas D. António Ferreira Gomes

,

A Reciclagem do Plástico – “5Rs – Missão Possível”

No próximo dia 13 de Junho de 2019, ao longo do dia, irá realizar-se a 3.ª Edição do Dia do Agrupamento de Escolas  D. António Ferreira Gomes, Penafiel.

Esta atividade aglutina todas as disciplinas, clubes e projetos do agrupamento, bem como alunos, funcionários, encarregados de educação (toda a comunidade educativa) e visa primordialmente a participação dos alunos de forma a envolve-los cada vez mais na vida da escola.

Em todas as edições é selecionada uma temática, sob a qual é desenvolvida toda a atividade. Este ano a temática selecionada foi a Reciclagem do Plástico – “5Rs – Missão Possível, com o intuito de encorajar o desenvolvimento de atividades, visando a melhoria do desempenho ambiental das escolas/ comunidade, contribuindo para a alteração de comportamentos e do impacto das preocupações ambientais nas diferentes gerações.

A atividade decorrerá em três momentos distintos. O primeiro e segundo momentos pretendem ser um conjunto de atividades/ ateliers/ oficinas (POSTOS) distribuídos por toda a escola sede, representativos dos vários grupos disciplinares/ projetos e clubes da escola, parceiros e outras instituições.

O primeiro momento, no turno da manhã, com a participação dos alunos do 4.º e 5.º anos. O segundo momento, no turno da tarde, com a participação dos alunos do 6.º ano e 3.ºciclo. O terceiro momento, será a entrega dos prémios no dia seguinte, aberto a toda a comunidade educativa a incluir no programa cultural promovido pelos alunos.

Ao longo desta semana (10 a 16 Junho), paralelamente à realização da atividade, irá também decorrer uma Mostra/ Concurso de Montras denominada por “Penafiel Recicla” com a participação de todos as associações, coletividades, empresas e serviços do concelho de Penafiel, que demonstrem interesse em associarem-se a esta atividade. Esta iniciativa contará com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, Junta de Freguesia de Penafiel, AEP – Associação Empresarial de Penafiel, Penafiel Verde E.M. e Ambisousa.

A Mostra designada “Penafiel Recicla”, irá decorrer no campo sintético do parque radical junto à Piscina Municipal de Penafiel, onde as associações, coletividades, empresas e serviços de Penafiel podem expor as suas boas práticas no que diz respeito à reciclagem de plástico. No sentido de movimentar este espaço, não só para uma educação para a preservação do ambiente, mas também para dar a conhecer as boas práticas que fazem no concelho. A organização a atividade no seu todo, irá prever que todos os alunos implicados (1033) e comunidade escolar, passem pelo espaço ao longo do dia.

Poderá associar-se a esta atividade de quatro formas:

  1. Decoração do Espaço Comercial/ Serviços com apontamentos relativos à temática (sem concurso);
  2. Participação no Concurso de Montras (ver regulamento);
  3. Stand próprio de divulgação de exemplos de boas práticas de reciclagem a expor na Mostra;
  4. Todas as anteriores.

Qualquer questão relacionada com este tema poderá ser esclarecida através do telefone 255 718 020, do email geral@aepenafiel.pt ou diretamente junto da Professora Paula Magalhães através do 962 794 320.

Contamos consigo!