AEP PEDE MEDIDAS DA AUTARQUIA PARA AS EMPRESAS DO CONCELHO

Perante Ameaças, É Necessária Ponderação, Responsabilidade e Acima de Tudo Ação!

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel tem, por força da sua atividade, tomado medidas importantes desde que a problemática do COVID-19 começou a assolar o nosso país. Desde o início do presente mês, por iniciativa da AEP, começou-se atempadamente o contacto formal com entidades públicas de saúde e de formação profissional. “Possuímos cerca de 200 formandos por dia nas nossas instalações, sendo que alguns provinham de Lousada e de Felgueiras, concelhos que começaram, infelizmente, a ser associados a esta pandemia global. Se acrescentarmos os nossos colaboradores, existe uma enorme rede de pessoas em torno da nossa instituição que cumpre defender de quaisquer ameaças de saúde pública”, referiu o Presidente da AEP, Nuno Brochado. Reiterou também que “ponderadas todas as circunstâncias, tomámos a decisão de encerrar a formação profissional, tornando-nos na primeira instituição do género em Penafiel a tomar tal caminho, antecipando-nos à decisão superior que iria, mais tarde ou mais cedo ser tomada” conforme comunicado da AEP de 12 de março.

Ao nível do trabalho diário, e logo desde o início da semana anterior, a AEP tem enviado recorrentemente informação aos associados sobre medidas de contingência ou de segurança que devem ser aplicadas pelos mesmos, e segundo o Secretário-Geral da instituição, João Pedro Begonha, “mantendo as medidas de segurança, chegámos mesmo a receber associados nas instalações da AEP, no sentido de trabalharmos caso a caso a operacionalização de medidas de contingência do COVID-19 tendo em conta a especificidade dos negócios em causa”. Para além disso, referiu: “apesar do receio instalado, que é natural numa situação deste tipo, nunca deixámos de apoiar os associados, de os receber na AEP como já referi, ou seja, apesar das dificuldades e medidas de segurança impostas, temos a nossa equipa a funcionar e pronta para aquilo que a nossa comunidade necessitar”.

Tendo a AEP a missão de representação e defesa dos interesses da atividade empresarial em geral e dos seus associados em particular, e apesar da instituição ter decidido dar passos firmes mas discretos no evoluir desta problemática, não pode a AEP deixar de manifestar uma enorme preocupação com o futuro imediato do tecido empresarial penafidelense, dando especial ênfase e como não poderia deixar de ser, às empresas de menor dimensão que têm menor capacidade para aguentar a crise que aí vem. “Aqui todas as instituições públicas e privadas têm de ajudar e dar um sinal importante de apoio. Hoje mesmo conhecemos medidas fortes do Governo e já fomos assistindo a decisões importantes, por exemplo de instituições bancárias que vão reduzir comissões cobradas ou mesmo de empresas de fornecimento de eletricidade que vão flexibilizar pagamentos ou mesmo não efetuar cortes de eletricidade em casos de incumprimentos”, lembrou o Presidente da AEP, Nuno Brochado.

“Ao nível das autarquias, tenho assistido à tomada de medidas importantes de apoio ao comércio local e empresas como: permitir o pagamento faseado das faturas da água de abril e maio e descontar 34% às pessoas que estejam a auferir apenas 66% do seu salário devido ao surto de Covid-19; suspensão de cortes de fornecimento de água, sendo criado um plano faseado de pagamento de 12 meses para quem dele necessite; desconto de 50% na água para quem esteja ao serviço dos Bombeiros Voluntários, Sapadores, PSP, GNR; isenção total de taxas e tarifas municipais; ou mesmo, uma medida mais específica que é a isenção de pagamento das taxas aplicáveis aos direitos de ocupação da via pública, por um período de três meses, para feirantes e vendedores ambulantes”, sugeriu o Presidente da AEP tendo em conta aquilo que tem visto ser anunciado em concelhos do mesmo distrito de Penafiel.

O que pretende a AEP com a referência deste elencar de medidas é sugerir ao Executivo da Câmara Municipal de Penafiel que olhe para estes exemplos e, dentro da disponibilidade orçamental existente, possa equacionar tomar medidas semelhantes ou outras que sejam positivamente impactantes no nosso tecido empresarial local. “Numa cidade com 250 anos, que já passou e ultrapassou tantos momentos difíceis ao longo da sua história, não podemos deixar de agir rápido para continuarmos a ser um concelho de referência a nível económico na região onde nos situamos”, finalizou Nuno Brochado.

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel terá sempre uma conduta responsável, serena e de parceria institucional nesta matéria, nunca deixando de manter uma atitude firme na defesa do interesse dos seus associados.