“Não é Mais uma Revista… é um Verdadeiro #INPUT!”

No final do ano de 2019, a AEP Associação Empresarial de Penafiel viu nascer um novo projeto com o propósito de promover uma maior proximidade entre os seus associados, os seus parceiros e a comunidade Penafidelense em geral. A #INPUT, a revista da Associação Empresarial de Penafiel.

Com edição trimestral e distribuição gratuita a todos os associados e parceiros, a #INPUT vai abordar, sempre de uma forma independente, crítica e construtiva, as temáticas de interesse empresarial, económico e jurídico. Entrevistaremos personalidades e daremos alguma informação sobre as atividades, eventos e serviços realizados por esta associação.
“Não é mais uma revista… é um verdadeiro #INPUT!”

Nesta primeira edição foram dadas as boas vindas à #INPUT pelo Presidente da Câmara Municipal Penafiel, Antonino de Sousa, abordou-se o passado e o futuro da Associação numa entrevista especial com o Presidente da AEP, Pedro Bessa, e foi feito um resumo do que aconteceu na AEP em 2019 e projetos para 2020.

Dos artigos produzidos, damos especial destaque ao “INPUT Económico” que alerta para o facto de o concelho de Penafiel não estar a aproveitar os fundos do Portugal2020, baseando essa conclusão com estatísticas oficiais de entidades públicas.
Para futuro, procuraremos dar sempre um INPUT Económico rigoroso sobre o nosso concelho, ou seja, seremos a primeira entidade a elaborar artigos económicos regulares sobre esta temática tão relevante para a nossa cidade.

Pode ver tudo isto na edição online em:
https://issuu.com/aepenafiel.pt/docs/_input_af

 

O Concurso Conta com 44 Participantes em 2019

O Concurso de Montras de Natal “A Minha Árvore é que é!” promovido pela AEP – Associação Empresarial de Penafiel, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel, excedeu as expectativas e reuniu 44 candidaturas de estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade e concelho.

Veja aqui a Lista de Concorrentes ao concurso.

Terminado o período de inscrições, o júri irá agora visitar todas as montras admitidas a concurso até ao dia 18 de dezembro de 2019, que devem estar devidamente iluminadas e visíveis ao público dentro da data de realização do concurso, ou seja, de 9 a 22 de dezembro de 2019 (às 23:59), ficando, desde já, habilitados aos 1º e 2º prémios:

  1. Prémio Júri – Voucher de viagem no valor de 500 euros;
    Atribuído por um júri composto por 3 elementos da organização e 2 externos
  2. Prémio Imprensa – Voucher de viagem no valor de 250 euros;
    Atribuído por um júri composto por elementos da imprensa local:
    (Jornal A Verdade / Penafiel Magazine / Novum Canal / Rádio Clube de Penafiel / Jornal Imediato / Jornal O Penafidelense)

Para também se habilitarem ao 3º prémio, Prémio Facebook – Máquina de Café Nespresso, os concorrentes, como referido em regulamento, devem enviar as fotografias para eventos@aepenafiel.pt até ao final do dia 4 de dezembro, e este prémio será atribuído à fotografia da montra com mais “gostos” na página de facebook da Associação Empresarial de Penafiel durante a data de realização do concurso (9 a 22 de dezembro).

De referir ainda, que os resultados do concurso serão divulgados no dia 10 de Janeiro de 2020, com a entrega dos prémios a ser realizada na I Gala do Comércio Local de Penafiel, pelas 21:00 no auditório da Associação Empresarial de Penafiel.

Inscrições Abertas até 29 de Novembro!!!

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel, a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel, no âmbito do Penafiel Cidade Natal’19, vão promover de 9 a 22 de Dezembro, um Concurso de Montras de Natal, denominado de “A Minha Árvore é que é!”.

A concurso, são admitidas todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, no concelho de Penafiel, estabelecimento comercial/serviços com montras devidamente iluminadas, decoradas e visíveis ao público, tendo como requisito principal apresentar uma Árvore de Natal original.

Para tal, os interessados devem apresentar a sua candidatura até 29 de Novembro de 2019 (inclusive), sendo a inscrição de carácter gratuito e pressupõe o preenchimento da respetiva ficha de inscrição em anexo, que deve ser obrigatoriamente preenchida, submetida e entregue na Associação Empresarial de Penafiel (todos os dias úteis durante o horário de funcionamento), ou através da ficha de inscrição online abaixo referida.

Serão atribuídos prémios às três melhores montras do concelho, de acordo com:

  1. Prémio Júri – Voucher de viagem no valor de 500 euros;
    Atribuído por um júri composto por 3 elementos da organização e 2 externos
  2. Prémio Imprensa – Voucher de viagem no valor de 250 euros;
    Atribuído por um júri composto por elementos da imprensa local:
    (Jornal A Verdade / Penafiel Magazine / Novum Canal / Rádio Clube de Penafiel / Jornal Imediato / Jornal O Penafidelense)
  3. Prémio Facebook – Máquina de Café Nespresso.
    Atribuído à foto da montra com mais “gostos” na página da Associação Empresarial de Penafiel

Saiba todas as condições de participação, datas, critérios de avaliação, entre outras informações, através do regulamento anexo.

Participe e contribua para tornar Penafiel uma verdadeira Cidade Natal.

Inscrição Concurso "A Minha Árvore é que é!"

Penafiel Está na Moda!

AEP – Associação Empresarial de Penafiel, vai promover no próximo dia 2 de novembro (sábado) pelas 21:30 horas no Museu Municipal de Penafiel um desfile de moda destinado sobretudo à promoção de artigos relativos às coleções Outono / Inverno das lojas aderentes, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel.

Inserido na 5ª edição do Penafiel Passeio d’Moda, este segundo momento pretende reforçar o contributo de promoção e divulgação do que de melhor existe em Penafiel, desde roupa, calçado, jóias, bijutarias e diversos adereços de moda, promovendo assim o nosso tecido empresarial, a nossa região e todos os agentes envolvidos.

Por tudo isso, convidamo-lo a assistir a este desfile que irá, mais uma vez, demonstrar que Penafiel está na Moda!

Sem Custos para Sua Empresa!

AEP – Associação Empresarial de Penafiel vai executar um projeto financiado de Formação Ação para PME’S (Pequenas e Médias Empresas) do Turismo e Restauração (Organismo Intermédio: Associação Empresarial de Portugal), destinado a empresários e trabalhadores, nas áreas da Otimização de Recursos Financeiros, que visa contribuir para o reforço de competências dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como os trabalhadores das empresas, apoiadas em temáticas associadas à inovação e mudança.

→  Início em: Novembro de 2019
Prepare a sua Empresa para novos desafios. Inscreva-se já!

Formulário de Inscrição

Dados do Representante da Empresa:

Dados da Empresa:

Para mais informações, contacte-nos!

Sem Custos para Sua Empresa!

AEP – Associação Empresarial de Penafiel vai executar um projeto financiado de Formação Ação para PME’S (Pequenas e Médias Empresas) do Comércio, Serviços e Indústria (Organismo Intermédio: Associação Empresarial de Portugal), destinado a empresários e trabalhadores, nas áreas da Internacionalização e Otimização de Recursos Financeiros, que visa contribuir para o reforço de competências dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como os trabalhadores das empresas, apoiadas em temáticas associadas à inovação e mudança.

→  Início em: Novembro de 2019
Prepare a sua Empresa para novos desafios. Inscreva-se já!

Formulário de Inscrição

Dados do Representante da Empresa:

Dados da Empresa:

Para mais informações, contacte-nos!

A 10ª Edição da Feira da Saúde em Penafiel

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel, com o apoio da Câmara Municipal Penafiel e da Junta de Freguesia de Penafiel, vai promover, nos próximos dias 20 e 21 de setembro, a 10ª edição da “Feira da Saúde”, que terá lugar, como habitualmente, na zona do Jardim de Calvário em Penafiel, onde estarão presentes várias entidades do concelho ligadas à prestação de cuidados de saúde.

A edição deste ano aborda o tema “Crescer e Envelhecer com Qualidade”, muito em voga nos dias que correm. A esperança média de vida em Portugal tem aumentado, bem como é evidente o envelhecimento generalizado da população, razão pela qual todos temos de cuidar da nossa saúde, muitas vezes de forma preventiva, para podermos viver mais e com melhor qualidade e bem-estar. Os especialistas em saúde também referem que a preocupação com a saúde infantil é fundamental para evitarmos problemas futuros. O crescimento saudável das nossas crianças vai influenciar a sua qualidade de vida enquanto adultos.

Como já é hábito, os visitantes terão à sua disposição um alargado leque de rastreios a vários tipos de doenças e informação especializada sobre diversas questões ligadas à saúde e ao bem-estar, conforme poderá ser testemunhado no local de realização do certame.

Já sabe, nesses dias, ao visitar o Centro Histórico de Penafiel venha cuidar de si e da sua família!

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel, promoveu no passado dia 9 de julho no Museu Municipal de Penafiel, a sessão “Comércio Digital em Penafiel – Qualificar o Comércio e Serviços para a Economia Digital” numa iniciativa conjunta com a ACEPI e a CCP, com o objetivo de explicar a empresários e comerciantes do concelho a importância do mercado online e como podem captar novos clientes e expandir negócios através da internet.

Na abertura da sessão, Pedro Cepeda, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel, agradeceu o papel da ACEPI no âmbito do desenvolvimento da economia digital portuguesa, lembrando que “o digital é uma realidade incontornável, que coloca às empresas novos desafios e novas dificuldades, mas que abre também novas oportunidades para o comércio e serviços”.

De acordo com Nuno Brochado, Vice-Presidente da Associação Empresarial de Penafiel, a evolução da economia é hoje indissociável das novas tecnologias e implica o domínio de ferramentas associadas ao digital, em que a internet está a favorecer o surgimento não só de novas competências e novas profissões, como de novas formas de contacto com clientes e potenciais clientes, afirmando que “Os empresários que continuam offline estão a desperdiçar as potencialidades da internet, seja na possibilidade de chegarem a mais pessoas e de tornaram os seus negócios mais visíveis, seja através do e-commerce e da venda online. Na AEP damos o exemplo e já utilizamos o digital para quase tudo, quer ao nível da promoção de eventos, quer ao nível do nosso site onde já pode submeter uma proposta de associado, inscrever-se no nosso Cartão AEP Saúde ou até permitir a inscrição em cursos de formação”.

Para enquadrar precisamente estas ideias, o coordenador do programa Comércio Digital da ACEPI, António Teixeira, apresentou à plateia dados referentes à economia digital portuguesa. “Os portugueses estão a comprar cada vez mais através da internet, mas a maioria dessas compras é realizada no estrangeiro”, destacou, assinalando que este fato se deve essencialmente à escassa oferta de produtos portugueses online: “60% das empresas portuguesas, independentemente da sua dimensão, não têm ainda qualquer presença online. Não têm website, nem redes sociais, não estão em marketplaces nem podem ser encontradas através do Google MyBusiness”. “São números que a ACEPI quer ajudar a inverter”, afirmou. Para isso, o programa Comércio Digital está a percorrer o país, para realizar um total de cento e cinquenta sessões de (in)formação, com o objetivo de apoiar a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do sector do comércio e serviços.

Nesta sessão, os participantes tiveram ainda oportunidade de assistir a uma curta formação sobre marketing digital. Numa vertente mais prática, que visou dotar a plateia de ferramentas básicas para iniciar a presença online dos seus negócios, Tomás Capela Martins, especialista em e-commerce e formador do Comércio Digital, focou-se na necessidade dos empresários e comerciantes ganharem mais visibilidade através da internet.

A sessão finalizou com um debate entre os vários parceiros da iniciativa da ACEPI, incluindo informação sobre pagamentos online, cibersegurança e sistema de entregas, entre outros.  A propósito de reclamações online, Melissa Frias, Técnica da DGS – Direção Geral do Consumidor, lembrou aos presentes que já existe legislação que estabelece a obrigatoriedade do Livro de Reclamações Eletrónico. “O registo dos operadores económicos na plataforma digital do Livro de Reclamações deverá ser efetuado até 31 de Dezembro”, informou, assinalando que inicialmente o prazo limite era até 01 de julho.

Para saber mais sobre o tema, o programa comerciodigital.pt inclui ainda uma Academia online e, paralelamente, as empresas interessadas podem também beneficiar da oferta de um Voucher 3 em 1, que, durante um ano, dá acesso ao registo de um domínio .PT gratuito, contas de email profissionais e ferramentas para alojamento e construção de um website básico.

Alunos do Curso de Técnico/a  Auxiliar de Saúde e do Curso de Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade

Decorreu no passado dia 1 de julho pelas 21 horas, nas instalações da AEP – Associação Empresarial de Penafiel, a Cerimónia de entrega de certificados e diplomas aos alunos dos cursos de Técnico/a Auxiliar de Saúde e Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade, cursos inseridos no Sistema de Aprendizagem desta Associação.

Numa altura em que se atinge uma década de desenvolvimento de Cursos de Aprendizagem na AEP, a cerimónia serviu para proceder à entrega de diplomas aos alunos recém formados, tendo-se também assinalado a importância dessa certificação dual como o inicio de um processo de carreira profissional que a todos se deseja que seja de sucesso.

A sessão contou com as intervenções do Presidente da Direcção da AEP, Pedro Bessa, do Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel. Rodrigo Lopes, e com o Director do Centro de Emprego de Penafiel, António Sousa Pinto que realçaram a importância que esta Associação tem no aumento das qualificações dos jovens e adultos do concelho e da região.

O Secretário-Geral da AEP, João Pedro Begonha, também interveio referindo que

todos os formandos que agora terminaram os seus cursos passam não só à condição de diplomados desta instituição, mas também à de Embaixadores da AEP. A família AEP é constituída não só pelos seus colaboradores, mas também por todos aqueles que por cá passam, sendo que se espera que transmitam aos seus amigos e familiares informação sobre a experiência positiva que cá viveram”

Junte-se à Nossa Equipa! Estamos a Recrutar:

GESTOR DE PROJECTOS (M/F)

PRETENDE-SE

  • Licenciatura / Mestrado na área das ciências empresariais;
  • Experiência na submissão de candidaturas de projetos a fundos europeus;
  • Forte espírito comercial e relacional;
  • Capacidade analítica, orientação para o rigor, qualidade e resultados;
  • Conhecimento avançado de ferramentas do Microsoft Office;
  • Facilidade de comunicação e espírito de equipa;
  • Domínio da língua inglesa;
  • Experiência profissional mínima de 2 anos.

OFERECE-SE

  • Contrato de trabalho a tempo inteiro;
  • Remuneração compatível com a experiência demonstrada;
  • Entrada imediata.

As manifestações de interesse deverão ser enviadas por email recrutamento@aepenafiel.pt, juntamente com a respetiva carta de motivação e Curriculum Vitae, até ao próximo dia 5 de julho.