Associação Empresarial de Penafiel reuniu toda a informação relevante sobre o pacote de medidas criado pelo Governo, para o apoio às empresas que venham a ser afetadas pela epidemia COVID-19, que tem como objetivo mitigar o impacto económico do respetivo surto do vírus e diminuir o esforço de tesouraria das empresas nos próximos meses, das quais destacamos, o «Apoio à Continuidade da Atividade e do Emprego», as «Linhas de Crédito», as «Medidas Fiscais» e as «Moratórias de Créditos».

Apoio à Continuidade da Atividade e do Emprego

O Governo, reconhecendo a excecionalidade da situação de emergência, aprovou um conjunto de medidas de caráter extraordinário e temporário, destinadas aos trabalhadores e empregadores afetados pelo surto do vírus COVID -19, tendo em vista a manutenção dos postos de trabalho e mitigar situações de crise empresarial, que se encontram divididas em quatro áreas, nomeadamente:

Lay-off – Apoio extraordinário à manutenção de contrato de trabalho em entidades em situação de crise empresarial

Plano extraordinário de formação

Incentivo financeiro extraordinário para apoio à normalização da atividade da empresa

Isenção temporária do pagamento de contribuições para a Segurança Social

Consulte mais detalhadamente estas medidas em: Medidas de Apoio às Empresas – Apoio à Continuidade da Atividade e do Emprego

Linhas de Crédito

As Linhas de Crédito disponibilizadas têm como objetivo apoiar as necessidades acrescidas de fundo de maneio e de tesouraria das empresas, de forma a minimizar o impacto da redução temporária dos níveis de procura na sua atividade.

Destaca-se as seguintes Linhas de Crédito:

Linha de Crédito Capitalizar – “Covid-19 – Plafond de Tesouraria”

Linha de Crédito Capitalizar – “Covid-19 – Fundo de Maneio”

Linha de Apoio à Tesouraria para Microempresas do Turismo (operacionalizada pelo Turismo de Portugal)

Linhas de Crédito de 3 Mil Milhões de Euros

Consulte mais detalhadamente estas medidas em: Medidas de Apoio às Empresas – Linhas de Crédito

Medidas Fiscais

Trata-se da definição de um regime de flexibilização dos pagamentos relativos a Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e retenções na fonte de Imposto sobre Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) e Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC) a cumprir no segundo trimestre de 2020.

Também foi definido um regime de pagamento diferido das contribuições devidas pelas entidades empregadoras e pelos trabalhadores independentes, bem como a suspensão dos processos de execução fiscal instaurados pela AT e dos processos de execução por dívidas à segurança social até 30 de junho de 2020.

Consulte mais detalhadamente estas medidas em: Medidas de Apoio às Empresas – Medidas Fiscais

Moratórias de Créditos

As Moratórias de Créditos têm como objetivo proteger as famílias portuguesas, em matéria de crédito à habitação, e as empresas, instituições particulares de solidariedade social, associações sem fins lucrativos e demais entidades da economia social, que estão a registar quebras nos negócios devido ao surto COVID-19, permitindo que estas adiem o pagamento das suas responsabilidades perante as instituições financeiras até 30 de setembro de 2020.

Consulte mais detalhadamente estas medidas em: Medidas de Apoio às Empresas – Moratórias de Créditos

Outros

Aceleração da liquidação dos pedidos de pagamento apresentados pelas empresas no âmbito do sistema de incentivos do QREN e do Portugal 2020;

Prorrogação, em 12 meses, dos compromissos de reembolso dos incentivos reembolsáveis recebidos ao abrigo do QREN e do Portugal 2020;

Elegibilidade para reembolso ao abrigo do Portugal 2020, das despesas suportadas em iniciativas ou ações canceladas ou adiadas por razões relacionadas com o COVID-19, nomeadamente nas áreas da internacionalização e da formação profissional;

Possibilidade de a duração do projeto ao abrigo do Portugal 2020 ultrapassar os limites temporais aprovados ou previstos;

Prorrogação do prazo para a entrega de candidaturas em diversos concursos do sistema de incentivos do Portugal 2020;

Eliminação das taxas mínimas cobradas aos comerciantes nos pagamentos em POS;

Aumentado do valor limite que é possível pagar por via contacless (ou seja, sem ser preciso introduzir código quando paga por multibanco) para 30 euros.

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Também poderá consultar toda esta informação, atualizada a 1 de abril de 2020, num só documento: Medidas de Apoio às Empresas

Assim que novas medidas sejam anunciadas, ou as medidas já anunciadas venham a sofrer alterações, a Associação Empresarial de Penafiel disponibilizará mais informações.

Para mais informações, e possíveis candidaturas aos apoios disponibilizados, contacte-nos!

Perante Ameaças, É Necessária Ponderação, Responsabilidade e Acima de Tudo Ação!

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel tem, por força da sua atividade, tomado medidas importantes desde que a problemática do COVID-19 começou a assolar o nosso país. Desde o início do presente mês, por iniciativa da AEP, começou-se atempadamente o contacto formal com entidades públicas de saúde e de formação profissional. “Possuímos cerca de 200 formandos por dia nas nossas instalações, sendo que alguns provinham de Lousada e de Felgueiras, concelhos que começaram, infelizmente, a ser associados a esta pandemia global. Se acrescentarmos os nossos colaboradores, existe uma enorme rede de pessoas em torno da nossa instituição que cumpre defender de quaisquer ameaças de saúde pública”, referiu o Presidente da AEP, Nuno Brochado. Reiterou também que “ponderadas todas as circunstâncias, tomámos a decisão de encerrar a formação profissional, tornando-nos na primeira instituição do género em Penafiel a tomar tal caminho, antecipando-nos à decisão superior que iria, mais tarde ou mais cedo ser tomada” conforme comunicado da AEP de 12 de março.

Ao nível do trabalho diário, e logo desde o início da semana anterior, a AEP tem enviado recorrentemente informação aos associados sobre medidas de contingência ou de segurança que devem ser aplicadas pelos mesmos, e segundo o Secretário-Geral da instituição, João Pedro Begonha, “mantendo as medidas de segurança, chegámos mesmo a receber associados nas instalações da AEP, no sentido de trabalharmos caso a caso a operacionalização de medidas de contingência do COVID-19 tendo em conta a especificidade dos negócios em causa”. Para além disso, referiu: “apesar do receio instalado, que é natural numa situação deste tipo, nunca deixámos de apoiar os associados, de os receber na AEP como já referi, ou seja, apesar das dificuldades e medidas de segurança impostas, temos a nossa equipa a funcionar e pronta para aquilo que a nossa comunidade necessitar”.

Tendo a AEP a missão de representação e defesa dos interesses da atividade empresarial em geral e dos seus associados em particular, e apesar da instituição ter decidido dar passos firmes mas discretos no evoluir desta problemática, não pode a AEP deixar de manifestar uma enorme preocupação com o futuro imediato do tecido empresarial penafidelense, dando especial ênfase e como não poderia deixar de ser, às empresas de menor dimensão que têm menor capacidade para aguentar a crise que aí vem. “Aqui todas as instituições públicas e privadas têm de ajudar e dar um sinal importante de apoio. Hoje mesmo conhecemos medidas fortes do Governo e já fomos assistindo a decisões importantes, por exemplo de instituições bancárias que vão reduzir comissões cobradas ou mesmo de empresas de fornecimento de eletricidade que vão flexibilizar pagamentos ou mesmo não efetuar cortes de eletricidade em casos de incumprimentos”, lembrou o Presidente da AEP, Nuno Brochado.

“Ao nível das autarquias, tenho assistido à tomada de medidas importantes de apoio ao comércio local e empresas como: permitir o pagamento faseado das faturas da água de abril e maio e descontar 34% às pessoas que estejam a auferir apenas 66% do seu salário devido ao surto de Covid-19; suspensão de cortes de fornecimento de água, sendo criado um plano faseado de pagamento de 12 meses para quem dele necessite; desconto de 50% na água para quem esteja ao serviço dos Bombeiros Voluntários, Sapadores, PSP, GNR; isenção total de taxas e tarifas municipais; ou mesmo, uma medida mais específica que é a isenção de pagamento das taxas aplicáveis aos direitos de ocupação da via pública, por um período de três meses, para feirantes e vendedores ambulantes”, sugeriu o Presidente da AEP tendo em conta aquilo que tem visto ser anunciado em concelhos do mesmo distrito de Penafiel.

O que pretende a AEP com a referência deste elencar de medidas é sugerir ao Executivo da Câmara Municipal de Penafiel que olhe para estes exemplos e, dentro da disponibilidade orçamental existente, possa equacionar tomar medidas semelhantes ou outras que sejam positivamente impactantes no nosso tecido empresarial local. “Numa cidade com 250 anos, que já passou e ultrapassou tantos momentos difíceis ao longo da sua história, não podemos deixar de agir rápido para continuarmos a ser um concelho de referência a nível económico na região onde nos situamos”, finalizou Nuno Brochado.

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel terá sempre uma conduta responsável, serena e de parceria institucional nesta matéria, nunca deixando de manter uma atitude firme na defesa do interesse dos seus associados.

Comunicado

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel tem, diariamente, cerca de 200 formandos (menores de idade e adultos) em ações de formação nas suas instalações. Nessa circunstância, tendo em consideração que:

  1. Esta instituição, aberta à comunidade, tem acolhido formandos de variados concelhos da Região do Tâmega e Sousa, inclusivamente de zonas onde o surto de COVID-19 está identificado;
  2. Durante a semana passada, foi-nos transmitido que um dos formandos, que aparentemente trabalharia numa fábrica encerrada devido ao COVID-19, dirigiu-se à AEP no sentido de poder frequentar o seu curso pós-laboral de formação profissional;
  3. Hoje mesmo, 12 de março, da parte da manhã, fomos obrigados a ativar o nosso plano de contingência do COVID-19, isolando uma formanda que estava a sentir, aparentemente, os sintomas associados à infeção provocada por essa doença;
  4. Todas estas ocorrências têm sido comunicadas quer à Administração Regional de Saúde do Norte, quer às instituições públicas que superintendem a nossa atividade como sendo o Instituto de Emprego e Formação Profissional ou a Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego.

A Direção da AEP decidiu encerrar, com efeitos imediatos, todas as atividades de formação profissional, retomando as mesmas, se assim as condições o permitirem, no próximo dia 30 de março de 2020. Trata-se de uma medida excecional e que pretende, acima de tudo, acautelar a saúde dos formandos, formadores e colaboradores desta instituição. Acima de qualquer consideração financeira ou institucional, está o bem-estar da comunidade AEP.

Os restantes serviços da AEP, como o Gabinete de Estudos e Projetos, Contabilidade e Centro Qualifica continuarão a funcionar normalmente, mantendo todas as medidas de prevenção que têm sido sugeridas pela Direção Geral de Saúde.

A Direção da AEP.

Novos Corpos Sociais da AEP Tomam Posse a 6 de Março.

Realizou-se no passado dia 28 de fevereiro, o processo eleitoral para os novos corpos sociais da AEP – Associação Empresarial de Penafiel, para o triénio de 2020 – 2022.

Esta eleição decorreu nas instalações da Associação, e teve a Lista A, liderada por Nuno Filipe do Couto Alves Brochado, como única lista candidata, tendo sido eleita por unanimidade com 55 votos para cada um dos órgãos sociais.

Nuno Brochado, até agora Vice Presidente da Direção da AEP, será assim o 21º Presidente da Direção da Associação Empresarial de Penafiel, sucedendo a Pedro Nuno de Sousa Bessa que se manteve no cargo desde 2014.

Os novos corpos sociais contam com novos elementos que aceitaram fazer parte desta lista e assim dar continuidade ao trabalho desenvolvido nesta instituição que conta já com 128 anos de existência e que continua a ter por desígnio “a representação e defesa dos interesses da atividade empresarial e dos seus associados, tendo em vista o respetivo progresso técnico, económico e social.”

Os novos Corpos Sociais da Instituição, tomam posse na próxima sexta-feira, dia 6 de Março, numa cerimónia que se iniciará pelas 18h30, no Auditório da Associação.

Internacionalização das PME e Inovação Produtiva.

AEP – Associação Empresarial de Penafiel vai promover, no próximo dia 26 de Fevereiro (Quarta-Feira), pelas 18 horas, na Sede da AEP -Rua do Paço 33 em Penafiel, uma sessão de informação dirigida às empresas, sobre “Sistemas de Incentivos para as Empresas – Internacionalização das PME e Inovação Produtiva”.

A entrada é livre mas de inscrição obrigatória. Para participar, faça a sua inscrição através de:


Sessão de Informação - Sistemas de Incentivos para as Empresas


 

Tendo sido aprovadas as candidaturas  POCI-03-3560-FSE-000498 e POCI-03-3560-FSE-000499, ambas Projetos de Formação Ação, vem a AEP – Associação Empresarial de Penafiel, proceder à divulgação da necessidade de contratação de serviços externos de operador económico certificado pela DGERT (ou organismo equivalente na EU), como entidade formadora certificada, para proceder à execução dos serviços de formação profissional.

A formação a desenvolver incidirá sobre um mínimo de 34 empresas (20 empresas para um projeto e de 14 para outro), com lacunas assumidas, mas com vontade de se adaptarem e integrarem conhecimento que lhes permita resistir e evoluir, aumentando a produtividade.

A prestação de serviços a contratar incidirá na formação e na consultoria a desenvolver nas empresas, com recurso a meios humanos e técnicos especializados.

As empresas interessadas podem verificar o anúncio em anexo à presente comunicação e demonstrar o interesse na execução dos serviços através do endereço de e-mail: geral@aepenafiel.pt

“Não é Mais uma Revista… é um Verdadeiro #INPUT!”

No final do ano de 2019, a AEP Associação Empresarial de Penafiel viu nascer um novo projeto com o propósito de promover uma maior proximidade entre os seus associados, os seus parceiros e a comunidade Penafidelense em geral. A #INPUT, a revista da Associação Empresarial de Penafiel.

Com edição trimestral e distribuição gratuita a todos os associados e parceiros, a #INPUT vai abordar, sempre de uma forma independente, crítica e construtiva, as temáticas de interesse empresarial, económico e jurídico. Entrevistaremos personalidades e daremos alguma informação sobre as atividades, eventos e serviços realizados por esta associação.
“Não é mais uma revista… é um verdadeiro #INPUT!”

Nesta primeira edição foram dadas as boas vindas à #INPUT pelo Presidente da Câmara Municipal Penafiel, Antonino de Sousa, abordou-se o passado e o futuro da Associação numa entrevista especial com o Presidente da AEP, Pedro Bessa, e foi feito um resumo do que aconteceu na AEP em 2019 e projetos para 2020.

Dos artigos produzidos, damos especial destaque ao “INPUT Económico” que alerta para o facto de o concelho de Penafiel não estar a aproveitar os fundos do Portugal2020, baseando essa conclusão com estatísticas oficiais de entidades públicas.
Para futuro, procuraremos dar sempre um INPUT Económico rigoroso sobre o nosso concelho, ou seja, seremos a primeira entidade a elaborar artigos económicos regulares sobre esta temática tão relevante para a nossa cidade.

Pode ver tudo isto na edição online em:
https://issuu.com/aepenafiel.pt/docs/_input_af

 

O Concurso Conta com 44 Participantes em 2019

O Concurso de Montras de Natal “A Minha Árvore é que é!” promovido pela AEP – Associação Empresarial de Penafiel, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel, excedeu as expectativas e reuniu 44 candidaturas de estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade e concelho.

Veja aqui a Lista de Concorrentes ao concurso.

Terminado o período de inscrições, o júri irá agora visitar todas as montras admitidas a concurso até ao dia 18 de dezembro de 2019, que devem estar devidamente iluminadas e visíveis ao público dentro da data de realização do concurso, ou seja, de 9 a 22 de dezembro de 2019 (às 23:59), ficando, desde já, habilitados aos 1º e 2º prémios:

  1. Prémio Júri – Voucher de viagem no valor de 500 euros;
    Atribuído por um júri composto por 3 elementos da organização e 2 externos
  2. Prémio Imprensa – Voucher de viagem no valor de 250 euros;
    Atribuído por um júri composto por elementos da imprensa local:
    (Jornal A Verdade / Penafiel Magazine / Novum Canal / Rádio Clube de Penafiel / Jornal Imediato / Jornal O Penafidelense)

Para também se habilitarem ao 3º prémio, Prémio Facebook – Máquina de Café Nespresso, os concorrentes, como referido em regulamento, devem enviar as fotografias para eventos@aepenafiel.pt até ao final do dia 4 de dezembro, e este prémio será atribuído à fotografia da montra com mais “gostos” na página de facebook da Associação Empresarial de Penafiel durante a data de realização do concurso (9 a 22 de dezembro).

De referir ainda, que os resultados do concurso serão divulgados no dia 10 de Janeiro de 2020, com a entrega dos prémios a ser realizada na I Gala do Comércio Local de Penafiel, pelas 21:00 no auditório da Associação Empresarial de Penafiel.

Inscrições Abertas até 29 de Novembro!!!

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel, a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel, no âmbito do Penafiel Cidade Natal’19, vão promover de 9 a 22 de Dezembro, um Concurso de Montras de Natal, denominado de “A Minha Árvore é que é!”.

A concurso, são admitidas todas as pessoas singulares ou coletivas que explorem, no concelho de Penafiel, estabelecimento comercial/serviços com montras devidamente iluminadas, decoradas e visíveis ao público, tendo como requisito principal apresentar uma Árvore de Natal original.

Para tal, os interessados devem apresentar a sua candidatura até 29 de Novembro de 2019 (inclusive), sendo a inscrição de carácter gratuito e pressupõe o preenchimento da respetiva ficha de inscrição em anexo, que deve ser obrigatoriamente preenchida, submetida e entregue na Associação Empresarial de Penafiel (todos os dias úteis durante o horário de funcionamento), ou através da ficha de inscrição online abaixo referida.

Serão atribuídos prémios às três melhores montras do concelho, de acordo com:

  1. Prémio Júri – Voucher de viagem no valor de 500 euros;
    Atribuído por um júri composto por 3 elementos da organização e 2 externos
  2. Prémio Imprensa – Voucher de viagem no valor de 250 euros;
    Atribuído por um júri composto por elementos da imprensa local:
    (Jornal A Verdade / Penafiel Magazine / Novum Canal / Rádio Clube de Penafiel / Jornal Imediato / Jornal O Penafidelense)
  3. Prémio Facebook – Máquina de Café Nespresso.
    Atribuído à foto da montra com mais “gostos” na página da Associação Empresarial de Penafiel

Saiba todas as condições de participação, datas, critérios de avaliação, entre outras informações, através do regulamento anexo.

Participe e contribua para tornar Penafiel uma verdadeira Cidade Natal.

Inscrição Concurso "A Minha Árvore é que é!"

Penafiel Está na Moda!

AEP – Associação Empresarial de Penafiel, vai promover no próximo dia 2 de novembro (sábado) pelas 21:30 horas no Museu Municipal de Penafiel um desfile de moda destinado sobretudo à promoção de artigos relativos às coleções Outono / Inverno das lojas aderentes, numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel.

Inserido na 5ª edição do Penafiel Passeio d’Moda, este segundo momento pretende reforçar o contributo de promoção e divulgação do que de melhor existe em Penafiel, desde roupa, calçado, jóias, bijutarias e diversos adereços de moda, promovendo assim o nosso tecido empresarial, a nossa região e todos os agentes envolvidos.

Por tudo isso, convidamo-lo a assistir a este desfile que irá, mais uma vez, demonstrar que Penafiel está na Moda!