Concurso Montras em Flor – X Flores & Sabores

No âmbito da 10ª edição do Flores & Sabores, irá ter lugar, entre os dias 29 de Abril e 5 de Maio, um Concurso de Montras em Flor, promovido pela AEP – Associação Empresarial de Penafiel, a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel.

Podem inscrever-se no “Concurso Montras em Flor” todos os estabelecimentos comerciais ou de serviços, localizados no Concelho de Penafiel.
Para tal,  os interessados devem apresentar a sua candidatura até 24 de Abril de 2019 (inclusive).

A inscrição de carácter gratuito pressupõe o preenchimento da respetiva Ficha de Inscrição em anexo, que deve ser obrigatoriamente preenchida, submetida e entregue na Associação Empresarial de Penafiel (todos os dias úteis durante o horário de funcionamento), ou através da Ficha de Inscrição online abaixo referida.

Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados, de acordo com a indicação do Júri, bem como um certificado de participação a todos os concorrentes.
As candidaturas devem obedecer às normas de participação do concurso em anexo, sob pena de não serem admitidas.

Participe e contribua para tornar Penafiel ainda mais colorida nestes dias.

INSCRIÇÃO CONCURSO MONTRAS EM FLOR

De acordo com os resultados da 6.ª edição do estudo Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, onde é medido o desempenho de marca dos 308 municípios portugueses, Penafiel continua a ser considerado o melhor concelho do Tâmega e Sousa para “Viver”, “Visitar” e “Investir”, ocupando o 17.º lugar da Região Norte e o 50.º lugar a nível nacional.

Da execução bastante positiva nas 3 vertentes em estudo, destaca-se a subida no ranking na área de investimento, onde “Penafiel é o 33º município nacional com variação mais positiva”, situação que decorre da elevada procura por parte de investidores, empresários e empreendedores em canalizarem os seus investimentos na nossa Cidade.

Para o Presidente da Direcção da AEP, Pedro Bessa

“os interessantes resultados verificados na subida de Penafiel no ranking do investimento estão necessariamente ligados, por um lado, à qualidade da maioria das empresas já instaladas em Penafiel que confere uma dinamização constante no tecido empresarial e, por outro lado, à elevada expetativa de obtenção de retorno criada por parte dos empresários que veem neste território o local ideal para a implementação de novas empresas ou para a deslocalização de empresas já existentes. A AEP acredita que, com a entrada em funcionamento prevista do Centro de Negócios e do Balcão do Investidor – projetos em fase de implementação resultantes de uma parceria entre a AEP e a Autarquia –,  a tendência positiva de melhoria de Penafiel no ranking da área do investimento deve e pode acentuar-se ainda de forma mais vincada. Enquanto Presidente da Associação Empresarial do Concelho, o resultado deste estudo não serve, em circunstância alguma, para nos criar um sentimento de que tudo está feito, mas serve para nos motivar e desafiar a conseguirmos ainda melhores resultados”.

https://www.bloom-consulting.com/pdf/rankings/Bloom_Consulting_City_Brand_Ranking_Portugal.pdf

 

10ª EDIÇÃO FLORES & SABORES

 

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel, promove nos próximos dias 3, 4 e 5 de Maio, em colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel, a 10.ª edição do evento Flores & Sabores, que como habitualmente se realiza nas ruas do Centro Histórico de Penafiel.

Nesta edição, à Mostra de Flores, juntam-se a Mostra de Sabores, a Mostra de Artesanato, as Exposições de Carros de Bombeiros e de Bonsai (no Museu Municipal de Penafiel) e, pela primeira vez, terá também lugar, e como atividade integrante deste evento, um Street Food (Comida de Rua), que decorrerá durante os 3 dias do evento entre as 10:00 às 24:00 na Praça da República (Jardim dos Namorados) no centro de Penafiel.

Para além destas atividades, o programa de Flores & Sabores contempla ainda diversas Animações de Rua, Cantares Tradicionais, Grupos Musicais e a possibilidade de percorrer as ruas da cidade nos habituais Coches para o efeito disponíveis.

Podem também participar, voluntariamente, os habitantes através da decoração com flores das suas varandas e os empresários através de um Concurso de Montras em Flor, tornando ainda mais colorida a nossa Cidade.

Por tudo isto, convidámo-lo a visitar Penafiel de 3 a 5 de Maio e desfrutar dos momentos que preparamos para si.

A AEP – Associação Empresarial de Penafiel, promove nos próximos dias 3, 4 e 5 de Maio, em colaboração com a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel, a 10.ª edição do evento Flores & Sabores, que como habitualmente se realiza nas ruas do Centro Histórico de Penafiel.

Entre todas as atividades normalmente desenvolvidas no evento “Flores & Sabores”, terá também lugar, pela primeira vez, e como atividade integrante deste evento, um Festival de Street Food, que decorrerá durante os 3 dias do evento entra as 10:00 às 24:00 na Praça da República (Jardim dos Namorados) em Penafiel.

Podem inscrever-se para participar todos os empresários, legalmente constituídos, em nome individual ou em sociedade comercial, de âmbito local, regional e nacional, que comercializem exclusivamente artigos de comida e bebida, e que sejam possuidores, preferencialmente, de uma roulotte ou equipamento amovível equivalente, ou stand próprio, devidamente preparados para o efeito.

Os interessados em participar no Street Food deverão consultar primeiramente o regulamento para aferir de todas as condições e cláusulas, e posteriormente proceder ao preenchimento e submissão da ficha de inscrição, abaixo, até ao próximo dia 18 de Abril de 2019.


O novo Secretário-Geral da AEP – Associação Empresarial de Penafiel, João Pedro Begonha, iniciou as suas funções no passado dia 1 de abril.
A jornada iniciou-se com a cerimónia de assinatura formal do vínculo laboral a esta instituição onde esteve presente a Direção da AEP e todos os colaboradores.

Seguiu-se, naturalmente, uma visita a todos os departamentos, permitindo que o novo Secretário-Geral se inteirasse de todos os principais projetos em execução.

Para o Presidente da Direcção, Pedro Bessa, a escolha do novo Secretário Geral

“é uma aposta na qualidade profissional e pessoal e no conhecimento sobre o associativismo que o Dr. João Pedro Begonha indiscutivelmente possui e, ao mesmo tempo, uma aposta na geração de valor, de novos projetos e novos desafios para a AEP”.

Por sua vez, João Pedro Begonha referiu

“sentir-se honrado pelo convite que a AEP lhe endereçou, encarando-o como um desafio motivador e acreditando convictamente poder vir a ser uma mais valia para a Associação, num projeto de crescimento e de dinamização da entidade e do tecido empresarial local e regional”.

Esta Atividade Está Inserida no Projeto Erasmus+ “Upskilling Pathways for Adults” em Parceria com a AEP

Realizou-se no passado dia 15 de Fevereiro, na Sede da AEP – Associação Empresarial de Penafiel, uma conferência “International e-Entrepreneurship” que contou com participantes espanhóis, italianos, belgas, polacos e portugueses.

Entre os vários painéis, foi possível ouvir a opinião da autarquia local, da Associação Empresarial de Penafiel, dos empresários, dos alunos e dos parceiros internacionais que estudaram a temática.

Cada um dos intervenientes explorou a assunto segundo o seu ponto de vista. Todos foram unânimes que a problemática não é local mas, no mínimo, de dimensão europeia e que o uso da identidade digital tem os seus perigos, contudo, é inevitável nos dias de hoje. Deste modo, os empresários e a AEP salientaram a falta de tempo e conhecimentos para poderem tirar o melhor partido desta tecnologia emergente. O que potencia, por outro lado, uma oportunidade de carreira para os jovens que estudam a temática.

Os estudantes, para além de demonstrarem um vasto leque de perigos e vantagens do uso das redes, apresentaram novas ferramentas para a criação de conteúdos para as redes sociais das empresas; como monitorizar esses mesmos conteúdos e, por fim, ferramentas para realizar análise da presença dos clientes das empresas nas suas redes sociais.

UpSkilling Pathways for Adults

Esta Medida Aplica-se a Operações de Limpeza da Floresta, Reflorestação, Certificação ou Planos de Gestão Florestal

Entrou no dia 14 de Fevereiro a Portaria n.º 61/2019, que define as regras dos novos benefícios fiscais aplicáveis aos encargos com operações de limpeza da floresta, reflorestação e adaptação às alterações climáticas.

Estas despesas passam a ser aumentadas em 40%, em sede de IRC e IRS, de forma a incentivar o ordenamento e gestão florestal e a prevenção e apoio ao combate de incêndios florestais.

De acordo com o diploma, as despesas têm de ser executadas por sujeitos passivos de IRC e de IRS, com contabilidade organizada, que executem atividades silvícolas e florestais.

Com o aumento das despesas em 40%, aumenta-se, para efeitos de impostos, o valor que será dedutível à matéria coletável.

PORTARIA Nº 61/2019

Para mais informações, contacte-nos!

Estágios Profissionais

Esta é uma medida que se concretiza no apoio à (re)inserção profissional dos seus destinatários através do desenvolvimento de uma experiência de formação prática em contexto de trabalho, tendo a  duração de 9 meses, não prorrogáveis.

Assim, a AEP – Associação Empresarial de Penafiel, informa, que por deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, foram aprovados para o ano de 2019 os seguintes períodos de candidatura à medidas Estágios Profissionais:

→  1º Período: 1 de Fevereiro a 4 de Março de 2019
→  2º Período: 2 de Maio a 3 de Junho de 2019
→  3º Período: 2 de Setembro a 2 de Outubro de 2019

As candidaturas podem ser apresentadas a partir das 9:00 do dia de abertura até às 18:00 do dia de encerramento de cada período.

Calendário de candidaturas 2019:
DELIBERAÇÃO Nº I/DLB/434/2018/CD

Para mais informações, contacte-nos!

Teve lugar esta manhã, dia 30 de Janeiro de 2019, na Biblioteca Municipal de Penafiel, a assinatura do contrato de doação do espólio literário da AEP – Associação Empresarial de Penafiel ao Município de Penafiel.

A doação da AEP de mais de duas centenas de livros permite colocar à disposição da população diversas obras literárias, cujas datas de publicação se situam desde o século XVII ao século XX.

Assim, passará a estar disponível para consulta e leitura, na Biblioteca Municipal, um vasto conjunto de livros que vão desde a literatura nacional e estrangeira, dicionários e publicações periódicas, passando também por legislação e diários do governo.


Pedro Bessa, Presidente da Direção da AEP, salientou que

“É uma enorme satisfação para a AEP poder partilhar com toda a sociedade penafidelense um conjunto de obras com elevado valor histórico, aumentando a visibilidade e utilidade prática da sua existência”.

Por fim, referiu ainda a sua esperança em que

“Esta doação da AEP possa ser repetida por outras entidades do Concelho, contribuindo para o enriquecimento do espólio da Biblioteca Municipal de Penafiel, que já era de enorme qualidade”.

Cerimónia Decorreu na Sede da Associação Empresarial de Penafiel

Decorreu no passado dia 28 de Janeiro a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do “Concurso de Montras de Natal ‘18”, iniciativa inserida no programa de “Penafiel Cidade Natal”.

Todos os estabelecimentos concorrentes receberam um certificado de participação e os três primeiros classificados receberam os prémios monetários no valor de 300€, 150€ e 50€, respetivamente.

As montras vencedoras desta primeira edição do Concurso foram:

  • 1º lugar: Montra “Natal Dany” da Loja Dany
  • 2º lugar: Montra “Aldeia de Natal” da Loja Opticália de Penafiel
  • 3º lugar: Montra “Montra de Natal” da Loja Record

Os prémios foram entregues pelos representantes da Organização presentes, Vasco Melo (Membro da Direção da Associação Empresarial de Penafiel), Pedro Cepeda (Vereador da Câmara Municipal de Penafiel) e Carlos Leão Barbosa (Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel) que felicitaram os vencedores e agradeceram a todos os participantes pelo seu envolvimento no projeto “Penafiel Cidade Natal”, contribuindo assim para a promoção do espírito natalício na nossa cidade.

Ficou desde já a garantia da Organização que esta iniciativa é para se manter nos próximos anos, com uma confiante expetativa de todos relativamente ao seu crescimento no que se refere ao número de participantes.