TÉCNICO/A DE INFORMAÇÃO E ANIMAÇÃO TURÍSTICA
O Técnico/a de Informação e Animação Turística é o profissional que presta informações, promove, comercializa produtos e serviços turísticos e efetua o atendimento e a receção, assim como efetua o planeamento, a organização, a comercialização e a dinamização de atividades de animação turística, de modo a garantir um serviço de qualidade e a satisfação dos clientes.
Início
Setembro de 2023
Competências
- Gerir o estabelecimento de acordo com a estratégia de marketing definida.
- Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento da empresa, controlando os stocks e dotando-a dos produtos e equipamentos necessários.
- Proceder à higienização dos espaços, equipamentos e utensílios, nomeadamente supervisionando ou procedendo à limpeza dos espaços e à lavagem, desinfeção e esterilização dos instrumentos utilizados, assegurando as condições necessárias de saúde e segurança no estabelecimento.
- Atender e receber clientes, compreender as suas necessidades, instalá-los e preencher a ficha de dados pessoais.
- Efetuar a higienização e preparação do cabelo utilizando os processos e técnicas adequadas em função do tipo de serviço e tratamento a ser executado.
- Proceder à secagem do cabelo, em função do penteado desejado – touching ou brushing.
- Executar massagens de tratamento do couro cabeludo, por processos manuais ou mecânicos, e aplicar os produtos adequados a cada tipo de tratamento.
- Efetuar o embelezamento do cabelo, aconselhando os clientes de acordo com as suas preferências, estilo e características pessoais.
- Efetuar trabalhos técnicos no cabelo, aconselhando os clientes sobre o tipo de embelezamento de acordo com as suas preferências e adequado ao seu estilo e características pessoais.
- Aplicar cabeleiras, postiços e extensões de cabelo, fixando-os sobre o cabelo natural.
- Cortar e aparar barbas, bigodes e peras utilizando navalhas, tesouras e outros utensílios e produtos apropriados.
- Comercializar produtos e serviços, utilizando técnicas de venda conducentes ao incremento do negócio.
- Assegurar a gestão financeira e de tesouraria, faturando os serviços prestados aos clientes.
- Gerir conflitos e tratar reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar a sua satisfação.
Destinatários
Jovens dos 14 aos 29 anos de idade (inclusive) com o 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12.º ano.
Componentes de Formação
- Formação Sociocultural
Visa a aquisição/reforço de conhecimentos e competências pessoais, sociais e culturais, nomeadamente nos domínios da comunicação em língua portuguesa e estrangeira, cidadania e empregabilidade, trabalho autónomo e de equipa, inovação e empreendedorismo e utilização de novas tecnologias. - Formação Científica
Visa aquisição de saberes científicos e competências estruturantes, desenvolvidos através da observação, análise e experimentação, contribuindo para um exercício profissional mais consciente e fundamentado. - Formação Tecnológica
Visa a aquisição de saberes técnicos e competências especificas necessários ao desenvolvimento das atividades inerentes ao exercício de uma determinada profissão, incorporando a capacidade de análise critica e de resolução de problemas. - Formação Prática em Contexto de Trabalho
Visa o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos e competências técnicas, relacionais e organizacionais, relevantes para um desempenho responsável da atividade profissional, assente em padrões de qualidade e no cumprimento das regras de segurança e saúde.
Duração / Horário
Duração: Três anos
Horário: Segunda a Sexta – 9:00 / 13:00 – 14:00 / 16:00
Apoios Sociais
- Bolsa de Profissionalização;
- Bolsa para Material de Estudo;
- Subsidio de Alimentação;
- Subsidio/Despesa de Transporte.
Certificações
- Equivalência ao 12. º ano de escolaridade;
- Qualificação nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações