Input Centro Qualifica

Roteiro do PESSOAS 2030 e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) inicia no Centro Qualifica da AEP

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) foi a entidade escolhida para dar início ao Roteiro do Pessoas 2030 e da ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional pelos Centros Qualifica.

A visita decorreu no dia 18 de setembro, numa comitiva encabeçada pelo Dr. Joaquim Bernardo da Comissão Diretiva do Pessoas 2030 e pelo Dr. Miguel Silva, Diretor do Departamento de Qualificação de Adultos (ANQEP), que assistiram a uma apresentação institucional por parte da equipa da AEP, tendo havido um momento de debate, com a presença de formandos, formadores, técnicos e empresários, sobre a importância da qualificação dos jovens e adultos no território, nomeadamente através de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

O Centro Qualifica Associação Empresarial de Penafiel foi um dos 3 escolhidos a nível nacional para integrar esta iniciativa, que pretende reforçar o papel estratégico dos Centros Qualifica na aprendizagem ao longo da vida, na empregabilidade e na coesão social, destacando o impacto transformador da formação e certificação de adultos na vida das pessoas e no desenvolvimento do país, escolha essa que resultou do caminho de sucesso que tem feito desde 2017, tendo mostrado através de testemunhos reais o impacto da formação na vida adulta.

Foi, ainda, feita uma visita pelas instalações da Associação Empresarial de Penafiel, onde a comitiva pôde testemunhar todo o investimento feito em dotar os espaços de equipamentos e meios necessários à formação e qualificação dos formandos, o que permitiu demonstrar toda a qualidade da Instituição e comprovar o reconhecimento que tem ao nível de toda a região do Tâmega e Sousa, como uma entidade de referência.

A AEP representada nesta sessão pelo Presidente da Direção, Nuno Brochado, congratula-se pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Centro Qualifica ao longo dos anos e, de viva-voz, manifestou às instituições presentes a garantia de que podem continuar a contar com o contributo empenhado da AEP em construir um território mais qualificado.