#INPUT

Revista da Associação Empresarial de Penafiel
Edição nº 03 – Dezembro de 2020

O comércio é uma das atividades mais relevantes para a economia portuguesa e foi considerado desde a primeira hora um dos setores de intervenção prioritária para o XXII Governo Constitucional. Quando analisamos indicadores como o Valor Acrescentado Bruto ou o número de empregos, percebemos que o comércio é, justamente, o setor que mais contribui para ambos, representando um Valor Acrescentado Bruto superior a 8 mil milhões de euros e empregando, apenas no comércio a retalho, mais de 450 000 trabalhadores.

Perto de 300 pessoas já melhoraram as suas qualificações, ao nível do 6º, 9º e 12º ano, no Centro Qualifica da Associação Empresarial de Penafiel. Estas mesmas pessoas conseguiram melhorar a sua posição na empresa ou conseguiram um novo emprego.
O Programa Qualifica integra os processos RVCC que consistem no reconhecimento de competências escolares e profissionais adquiridas pelos adultos, ao longo da vida, tendo em vista a respetiva certificação e que tem ajudado a que muitos adquiram a sua certificação profissional.

A nova direção para o triénio 2020-2022 tomou posse em março deste ano, liderada por Nuno Brochado, acompanhado por uma equipa, que apesar de experiente, é a mais jovem de sempre da história da Associação Empresarial de Penafiel.
Vasco Melo está na direção desde 2009 e ocupa agora o cargo de vice-presidente que considera ser “um cargo com mais responsabilidade, mas que surge após dez anos de experiência diretiva”.