Input Formação Profissional

“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.”(Jean Piaget)

Assim, o percurso de formação do indivíduo nem sempre leva ao caminho comum, pelo que a facilidade de a qualquer altura ser possível efetuar as suas escolhas de formação é muito importante.

Os cursos do Sistema de Aprendizagem são uma oferta formativa de formação inicial de dupla certificação em regime de alternância. Destinam-se a jovens com idade inferior a 25 anos detentores do 9.º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12.º ano. Permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa e o prosseguimento de estudos de nível superior.

Trata-se de uma oferta formativa baseada nos referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações, estruturada em percursos formativos de 3 períodos de formação, variando a sua duração em função do plano curricular de cada percurso de formação e que permitem obter uma dupla certificação, ou seja, o 12.º ano e uma qualificação profissional de nível 4.

Os planos curriculares organizam-se em quatro componentes de formação, a sociocultural, científica, tecnológica e prática em contexto de trabalho. Um dos cursos de referência da instituição é o Curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde, de dupla certificação, que Viviana Nunes, de 18 anos, está neste momento a frequentar.

Para a jovem, que tomou conhecimento do curso através da irmã que, também ela desenvolveu competências num outro curso desta modalidade de formação, esta oportunidade é fundamental para o seu percurso profissional. “Frequentei o ensino secundário em humanidades e dei por mim a forçar-me a gostar de algo que não me chamava atenção. O meu sonho sempre foi estudar algo que se relacionasse com a área da saúde, fisioterapia ou massagens, deste modo quando tive a oportunidade de estudar nessa área aproveitei”, explicou em entrevista à revista Input.

Helena Teixeira, Coordenadora Pedagógica da Formação da AEP, já conheceu centenas de jovens formandos ao longo dos seus 20 anos ao serviço da instituição.

Responsável pelo Departamento de Formação na área da coordenação pedagógica, Helena Teixeira acredita que este percurso de formação é “muito importante para o aumento de profissionais qualificados na área da saúde. Aqui, conseguimos desenvolver e potenciar as suas competências escolares e profissionais colocando estes jovens em melhores condições no mercado de trabalho. É um método de aprendizagem baseado nas três áreas do saber,
saber-saber, saber-fazer e ‘saber-ser’ que estimula melhor as suas aprendizagens e os prepara da melhor forma para o exercício das suas funções e até para uma eventual candidatura ao ensino superior”.

Para a profissional que já passou por várias fases e adaptações na instituição, este ano teve um desafio maior. Em pouco tempo adaptar o ensino presencial para o online.

A pandemia da COVID-19 trouxe várias mudanças à vida de todos e na formação não foi diferente, pelo contrário. Em apenas 15 dias tudo teve de ser adaptado para dar continuidade à formação. A AEP garantiu a todos os formadores a frequência do curso de E-formador para que estes
pudessem rapidamente retomar as aulas e apoiar os formandos no desenvolvimento da formação à distância.

Viviana Nunes iniciou o curso ainda com ensino presencial, mas a pandemia fê-la viver na primeira pessoa a adaptação ao ensino à distância que garantiu estar a ser bom para a sua formação. “Ao início foi um pouco complicado, por não sabermos como a matéria iria ser dada e o facto de não interagirmos com ninguém, mas não achei de todo algo impossível de se fazer. Tem as suas desvantagens, mas numa situação como a que estamos temos de superar tudo isso. Na minha experiência, até agora, tive formadores excelentes que deram sempre o seu melhor para nos ensinar ao máximo e da maneira mais fácil possível”, explicou.

O Departamento de Formação da AEP tem no momento 142 formandos nos oito cursos do sistema de aprendizagem que estão a decorrer, estando seis turmas em ensino à distância, e duas em regime misto, com aulas presenciais no período da manhã e à distância no período da tarde, à responsabilidade de 29 formadores e 4 coordenadoras.

Os cursos do sistema de aprendizagem têm um plano curricular mais prático o que motiva mais os formandos que têm por objetivo adquirir competências para ter uma profissão e ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho.