Input Erasmus+

Erasmus+ Program, K Action 2: Strategic Partnerships for adult education

Projeto Rural Development for Employment Programa Erasmus +

Decorreu entre 24 e 28 de janeiro, na área rural “Masseria I Risi” Risi em Piana di Sant’Eufemia – Lamezia Terme, Calábria, Itália, a formação internacional para testar o kit de ferramentas desenvolvido pelo grupo de parceiros do consórcio deste projeto e avaliar o seu potencial, colocando em execução algumas atividades, partilhando boas práticas e ainda houve tempo para realização de uma visitas temáticas.

Os principais tópicos tratados na formação foram: Dinâmicas Históricas e Contemporâneas do despovoamento na Europa; Como o repovoamento está relacionado com o emprego nas zonas rurais; Recuperar aldeias antigas através do desenvolvimento comunitário e promoção do património local e europeu; Atividades comerciais sustentáveis, como turismo ético e bio-arquitetura; Como criar ligações e redes dentro das comunidades rurais através das Redes Sociais; Como as atividades de cooperação podem beneficiar as comunidades locais e o papel das práticas internacionais de migração e integração; A necessidade e os modos de redescobrir o sentido da identidade europeia através do património cultural.

A visita à quinta STATTI, uma empresa com uma forte cultura ecológica e com um sistema de economia circular, foi um bom exemplo do que as empresas podem ser e desenvolver. Já a visita à Mulinum tornou-se uma fonte inspiradora de como o mundo rural, o cooperativismo, e as dificuldades podem ser tornadas em oportunidades de negócio de sucesso. Aqui também ficou evidente o poder do digital, nomeadamente, as redes sociais, como uma ferramenta de apoio ao sucesso de um negócio. Na visita à aldeia de Riace, deu-se uma tempestade de sensações contraditórias (desespero, esperança, oportunidades), pois foi visível a forma como uma comunidade pode apoiar o drama dos refugiados e como estes podem ser parte da solução da desertificação das nossas aldeias.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, a AEP organizou a Conferência Final do projeto que contou com todos os representantes do consórcio internacional, assim como representantes da Câmara Municipal de Penafiel, CasaXiné e Associação para o Desenvolvimento de Lagares.

A comitiva internacional foi recebida nos Paços do Concelho, pelo o ilustre senhor Presidente Antonino de Sousa. Posteriormente, decorreu no auditório da AEP, a referida conferência, tendo sido apresentados os resultados do projeto, assim como, as boas práticas do Concelho referente a apoios a projetos nos meios rurais.

Existiu ainda a oportunidade de uma visita à bela aldeia de Quintandona, onde a associação CasaXiné fez uma visita guiada, muito intimista e enriquecedora.

Ainda houve tempo para uma conversa apaixonante, em casa de Pedro Soares, sobre os primórdios de Quintadona.

Todos os resultados do projeto estão disponíveis em: www.aepenafiel.pt/rde