Input Formação Profissional

Testemunho de Andreia Martins, Formanda da AEP

Formação da AEP Faz a Diferença no Contexto de Estágios em Plena Pandemia

No último ano o tema de conversa foi inevitavelmente a pandemia da COVID-19. Todos sabemos que veio alterar as rotinas e comportamentos de cada um. E não foi exceção no que toca ao ensino. Passámos do ensino presencial para aulas online e houve estágios em contexto de trabalho que estiveram em causa. No entanto, e no que toca ao Sistema de Aprendizagem da Associação Empresarial de Penafiel tudo foi feito para não quebrar o caminho dos formandos, incluindo os seus estágios.

O curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde, lecionado na AEP passou por todas as adaptações e foi mais além. Quando o Governo de Portugal decidiu voltar a encerrar parte das atividades letivas presenciais, os estágios ficaram em causa. Sabendo da importância dos estagiários no apoio às IPSS e Hospitais, a Associação Empresarial de Penafiel foi junto das entidades responsáveis apelar à necessidade dos seus formandos serem um suporte às equipas que estão na linha da frente.

Ouvidos os argumentos, as entidades deram “luz verde” e os formandos do curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde mantiveram os seus estágios e tornaram-se também eles profissionais da linha da frente.

Foi o caso de Andreia Martins de 17 anos que está a concluir o estágio na APADIMP – Associação de Pais e Amigos dos Diminuidos Mentais de Penafiel , instituição de solidariedade social de Penafiel que passou por momentos mais frágeis com a entrada do vírus na casa e nos seus utentes.

Andreia Martins sentiu-se segura pelos conhecimentos adquiridos no curso de formação da AEP e assegurou à revista #Input que teve “uma integração fácil pois já conhecia o ambiente e os profissionais, para além de que todas as medidas de segurança são cumpridas”.

Ao longo do estágio, Andreia Martins garantiu que esteve sempre em segurança e sentiu que era uma grande mais valia para a instituição. “Sentia que o meu trabalho era importante e não tive medo pois sempre cumprimos as medidas de segurança, e agora que temos todos os utentes já vacinados com a 2°dose, permite que façamos o nosso trabalho ainda com mais tranquilidade”, explicou, assegurando que o seu trabalho na linha da frente foi importante para esta instituição manter os cuidados e a segurança com os seus utentes.

A formanda do curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde da AEP confessou que tirar este curso foi uma mais valia e que se sente capaz de exercer a profissão. No entanto, e porque percebeu a importância na aquisição de conhecimentos, Andreia Martins vai continuar os estudos nesta área, seguindo para o ensino superior.

Este é um dos muitos casos de sucesso que passaram pela formação da AEP, onde muitos jovens e adultos descobrem que compensa aprenderem uma profissão nesta casa, sendo que para alguns acaba mesmo por ser uma rampa de lançamento para continuarem os estudos no ensino superior.

Para Andreia Martins, esta experiência foi muito enriquecedora e considerou que o curso técnico de auxiliar de saúde torna os formandos em profissionais da área e por isso “recomendo a todos que queiram ter uma profissão na área da saúde, que se tem revelado tão importante para nós”.