Input Formação

Formação no Percurso Profissional

A Importância da Formação no Percurso Profissional

A linha do tempo numa carreira profissional envolve muitos desafios e um dos maiores para os profissionais é o constante investimento na formação por forma a manterem-se atualizados, com capacidades para responder a novas propostas e às constantes mutações tecnológicas do mercado de trabalho.

É igualmente primordial a aposta na formação para conseguir novos objetivos, sendo um dos mais esperados, novas propostas de trabalho com melhores condições e visão de futuro. Assim, o investimento na formação contínua é o caminho para tornar o profissional mais capaz, mais auto consciente e, acima de tudo, com maior confiança no desenvolvimento das suas funções.

Na Associação Empresarial de Penafiel (AEP) a componente de formação é um dos seus fortes pilares, tendo disponível formação contínua para adultos em idade ativa, quer através de formação modular certificada, quer por meio do Centro Qualifica que apoia na validação e concretização dos níveis escolares até ao 12º ano, estando ainda disponível a certificação profissional de nível 4 (qualificação profissioal equivalente ao 12º ano).

As duas equipas da área de formação (Centro Qualifica e Formação AEP) recebem, diariamente, pedidos para frequentar as formações por pessoas ativas que pretendem melhorar o seu currículo, quer para sustentarem os seus empregos, quer para evoluir nos mesmos, como ainda com objetivo de ter novas oportunidades, em outras empresas.

Com as formações modulares certificadas, os ativos empregados têm a possibilidade de frequentar as ações de forma presencial e online, e desde que o online passou a ser uma solução, mais profissionais procuraram as formações, uma vez que sentem que conseguem conciliar melhor os horários de trabalho e família.

A média de idades que procuram estas formações ficam entre os 35 e 50 anos, havendo uma maior procura por parte de mulheres, cerca de 70%. No que toca a áreas profissionais, há uma maior adesão de profissionais pertencentes a pequenas e médias empresas, cerca de 55%, 40% da função pública e 5% de grandes empresas.

Apesar da formação ser possível enquanto proposta das empresas aos seus colaboradores, à AEP chegam, maioritariamente, profissionais por iniciativa própria. A formação na modalidade e-learning, ou seja, à distância permitiu um alargamento do desenvolvimento das ações da formação para fora do concelho de Penafiel, abrangendo toda a região norte e centro do país.

Já através do Centro Qualifica da AEP, chegam tanto adultos ativos como desempregados que pretendem aumentar as suas qualificações, conseguindo-o através do desenvolvimento de processos de RVCC.

As motivações que levam os adultos a procurarem esta tipologia de formação são sobretudo de dois níveis:

1) Reconversão profissional e progressão de carreira, que poderá permitir a ascensão na carreira dentro do setor de atividade e/ou entidade empregadora atual ou permitir a mudança da área de atividade.

2) Obrigatoriedade de qualificação mínima exigida, normalmente fixada em processos de recrutamento, nomeadamente aqueles que são lançados pela função publica, mas não só.

Perante estas motivações e/ou necessidades, o processo de RVCC desenvolvido pelo Centro Qualifica apresenta-se como a resposta mais flexível no domínio da educação e formação de adultos e no aumento das suas qualificações formais, não só por permitir que se terminem percursos escolares incompletos, mas também porque se constitui como uma medida qualificante na formação e educação ao longo da vida, ajustada ao perfil de cada candidato.

Investir no aumento das qualificações e/ou em formação profissional é, de facto, uma medida com efetivo potencial de retorno para quem está desempregado, à procura do primeiro emprego, com vontade de mudar de área de atividade, para progressão na carreira ou ainda para realização pessoal.

Mais informações:
Formação AEP: 255 718 020 (*6) / formacao@aepenafiel.pt
Centro Qualifica AEP: 918 212 668 / 255 718 020 (*5)
centroqualifica@aepenafiel.pt