Input do Colunável
Rodrigo Lopes, Vereador com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Penafiel
Formação Profissional como Vantagem Competitiva
Os municípios mais dinâmicos desenvolvem políticas públicas ativas no sentido de criarem ambientes com vantagens competitivas na arena da captação de investimento, tanto privado como público, porque têm a noção clara que a criação de riqueza e consequente elevação do bem-estar económico e social decorre diretamente do dinamismo empresarial instalado nesse território.
O poder político de Penafiel tem estado muito ativo nesse domínio e, como consequência desta estratégia, o concelho tem sido muito procurado por vários investidores que aqui querem instalar as suas empresas, ou mesmo ampliá-las, tendo como principal objetivo aumentar o mundo dos seus negócios.
Aliando à circunstância de beneficiar de boas acessibilidades ao Porto de Leixões e ao Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, infraestruturas determinantes para a colocação dos produtos no mercado externo, esta Câmara tem investido muito na construção de novos espaços empresariais e aplicado uma política fiscal e tarifária amiga do investidor.
Contudo, sabemos que uma dimensão decisiva para influenciar as decisões dos empresários sobre investimento, é a existência de recursos humanos qualificados. Por isso desde cedo considerámos a Educação como um eixo estratégico no desenvolvimento do concelho e, nesse contexto, canalizámos avultados recursos para requalificar e modernizar as nossas escolas. Hoje temos as escolas com elevadas condições de conforto e tecnologicamente modernas, com projetos inovadores oferecidos pelo Município que enriquecem o projeto educativo, com destaque para uma equipa formada por psicólogos, a robótica, o xadrez, experimenta ciências, inteligência emocional, inclusão pela música e programas de literacia financeira.
Podemos afirmar que o trilho que temos seguido está a resultar, como provam os dados da DGEEC: em 2013 a taxa de retenção e desistência no ensino básico (9 ano) era de 8,6%, em 2023 desceu para 1,7%. A média nacional situa-se em 4,2%. Relativamente ao ensino secundário, em 2013 a taxa de retenção e desistência era de 12,8%, em 2023 desceu para 4,6%. A média nacional é de 10,5%. Foi um avanço brutal!
Mas se a promoção do sucesso escolar é importante, é igualmente decisiva a formação profissional de qualidade, por dar à população adulta ativa as skills pedidas pela evolução do mercado de trabalho.
A AEP – Associação Empresarial de Penafiel tem assumido um papel relevantíssimo no domínio da formação profissional, dado o seu compromisso com a valorização do tecido empresarial local e regional. Através da promoção de ações formativas alinhadas com as necessidades do mercado, a AEP contribui ativamente para o reforço da competitividade das empresas e instituições parceiras.
Num mundo em constante transformação, marcado pela inovação tecnológica, pela globalização dos mercados e pela exigência crescente de qualificação, torna-se imperativo investir na capacitação contínua dos recursos humanos. A AEP responde a este desafio com uma oferta formativa diversificada, ajustada aos setores estratégicos da região do Tâmega e Sousa. Além disso, a formação profissional promovida pela AEP é desenvolvida em estreita articulação com as empresas e instituições parceiras, o que garante uma maior adequação dos conteúdos às reais necessidades do terreno.
Em modo de conclusão, diria que o concelho de Penafiel oferece um clima organizacional motivador e inclusivo, propício às empresas realizarem bons negócios e prosperarem.