CABELEIREIRO/A (EFA N4)
O Cabeleireiro/a profissional que executa diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem e senhora, designadamente lavagem, secagem, penteado, corte, coloração/descoloração, ondulação, alisamento/desfrisagem, bem como procede à aplicação de cabeleiras e postiços, utilizando os produtos e técnicas de bem-estar adequados e obedecendo às normas de ambiente, segurança e saúde.
Data de Início
Brevemente
Competências
- Gerir o estabelecimento de acordo com a estratégia de marketing definida;
- Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento da empresa, controlando os stocks e dotando-a dos produtos e equipamentos necessários;
- Proceder à higienização dos espaços, equipamentos e utensílios, nomeadamente supervisionando ou procedendo à limpeza dos espaços e à lavagem, desinfeção e esterilização dos instrumentos utilizados, assegurando as condições necessárias de saúde e segurança no estabelecimento;
- Atender e receber clientes, compreender as suas necessidades, instalá-los e preencher a ficha de dados pessoais;
- Efetuar a higienização e preparação do cabelo utilizando os processos e técnicas adequadas em função do tipo de serviço e tratamento a ser executado;
- Proceder à secagem do cabelo, em função do penteado desejado – touching ou brushing;
- Executar massagens de tratamento do couro cabeludo, por processos manuais ou mecânicos, e aplicar os produtos adequados a cada tipo de tratamento;
- Efetuar o embelezamento do cabelo, aconselhando os clientes de acordo com as suas preferências, estilo e características pessoais;
- Efetuar trabalhos técnicos no cabelo, aconselhando os clientes sobre o tipo de embelezamento de acordo com as suas preferências e adequado ao seu estilo e características pessoais;
- Aplicar cabeleiras, postiços e extensões de cabelo, fixando-os sobre o cabelo natural.
- Cortar e aparar barbas, bigodes e peras utilizando navalhas, tesouras e outros utensílios e produtos apropriados.
- Comercializar produtos e serviços, utilizando técnicas de venda conducentes ao incremento do negócio.
- Assegurar a gestão financeira e de tesouraria, faturando os serviços prestados aos clientes.
- Gerir conflitos e tratar reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar a sua satisfação.
Destinatários
Para adultos/as desempregados/as com idade igual ou superior a 21 anos, que pretendam completar o 12.º ano de escolaridade e que desejem obter uma qualificação profissional de nível 4.
Componentes de Formação
• Formação de Base
• Formação Tecnológica
• Formação Prática em Contexto de Trabalho
Duração
17 Meses
Nº Horas: 2120 horas (1910 horas de Formação Geral + 210 Formação Prática em Contexto de Trabalho)
Horário Laboral: Segunda a Sexta – 9:00 / 13:00 – 14:00 / 17:00
Apoios Sociais
- Bolsa de Formação;
- Subsídio de Alimentação;
- Subsídio / Despesa de Transporte;
- Subsídio de Acolhimento;
- Seguro de Acidentes Pessoais.
Certificações
- Qualificação Nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações.