Input Inovação Social

Centro Social de Recesinhos

Centro Social de Recesinhos integra projeto de combate à infoexclusão empresarial dos seus utentes

A Associação Empresarial de Penafiel apresentou o projeto “Combater a infoexclusão empresarial dos idosos do concelho de Penafiel” ao Portugal Inovação Social, convidando todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho a participar com os seus seniores, sendo que a primeira reação foi manifestamente positiva.

Já várias instituições mostraram interesse em participar e manifestaram-se agradadas pelo impacto positivo que poderá trazer aos seus utentes.

É o caso do Centro Social de Recesinhos que dá respostas sociais ao nível da terceira idade com ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

No âmbito das suas respostas, identifica vários candidatos capazes de participarem no conjunto de atividades que o projeto da AEP apresentou, nomeadamente ao nível das oficinas e workshops, assim como ao conhecimento do ambiente empresarial atual.

Para o Presidente da direção do Centro Social de Recesinhos, Sérgio Ferraz, o projeto “Combater a infoexclusão empresarial dos idosos do concelho de Penafiel” da Associação Empresarial de Penafiel é “muito interessante, quanto mais numa fase em que caminhamos para o desconfinamento e é importante encontrar atividades que motivem e estimulem os utentes que estão há mais de um ano parados e a perder capacidades”, avançou em entrevista à revista #Input.

A pandemia da COVID-19 provocou nos últimos 15 meses um retrocesso cognitivo, social e de mobilidade dos seniores uma vez que os colocou “isolados” e com poucas atividades. É por isso “pertinente que estes e outros projetos cheguem até às nossas instituições e nos ajudem a reativar os nossos seniores”, aponta o presidente da instituição que está diariamente a lutar contra todas as adversidades que a pandemia causou não só aos utentes como à própria gestão financeira e organizativa.

O projeto é para Sérgio Ferraz “inovador e arrojado” quanto mais vindo de uma instituição direcionada para o contexto empresarial. “Dinamizar as instituições com seniores é sempre uma mais-valia para toda a comunidade. O meio empresarial tem muitas vezes o lado social desvalorizado, e ter uma associação empresarial a estimular os empresários a estarem mais presentes na comunidade é muito importante. Muitas vezes, quando as nossas instituições precisam de apoio é claramente ao meio empresarial que nos dirigimos. Por isso, é muito interessante haver esta aproximação entre instituições”.

Sobre a aposta da AEP na Inovação Social, focando nos seniores, Sérgio Ferraz considera “um rasgo na visão local e global bem como um projeto que irá abrir horizontes para as IPSS no sentido de manter muitas das atividades que o projeto vai implementar”.

Para os seniores que estão a regressar à normalidade, o projeto “Combater a infoexclusão empresarial dos idosos do concelho de Penafiel” vai ajudá-los a recuperar a autoestima, a mobilidade e a autonomia, posta em causa ao longo do último ano com uma vida mais sedentária e isolada.

De enaltecer o trabalho do Centro Social de Recesinhos que no período pandémico conseguiu passar “ileso” sem casos de COVID-19. Trabalho esse que só foi possível com a união da equipa em prol da saúde dos utentes, estando totalmente disponíveis para ter dinâmicas novas, nomeadamente cruzamento de horários e total controlo fora da instituição.