E-FORMADOR

INÍCIO EM MAIO 2024

Este curso visa preparar todos os formadores para as questões técnicas, pedagógicas e organizacionais relacionadas com o desenho, implementação e avaliação de um projeto formativo em regime e-learning.

Em Maio de 2024

No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:

  • Conhecer e descrever os principais marcos de desenvolvimento do e-Learning em Portugal;
  • Identificar as boas práticas de e-Tutoria no apoio ao e-formandos;
  • Aplicar técnicas de e-animação;
  • Reconhecer as funcionalidades e características das plataformas LMS (Learning Management System);
  • Produzir e-conteúdos de aprendizagem;
  • Criar e implementar um projeto de e-Learning num ambiente virtual;
  • Acompanhar, controlar e motivar a aprendizagem dos formandos;
  • Criar metodologias e procedimentos de avaliação para a formação e-learning.

Destina-se a formadores ou técnicos de formação que tenham interesse em adquirir ou atualizar conhecimentos relativos à formação em regime e-learning.

Módulo 1 – Introdução ao E-Learning e ao Ambiente Online (1hora)

  • Identificar e testar as funcionalidades da plataforma de aprendizagem;
  • Testar conectividade.

Módulo 2: Introdução ao Ensino a Distância (3horas)

  • Noção de e–Learning e de Ensino à Distância;
  • A visão sobre o e-Learning;
  • Educação à Distância vs. Formação à Distância;
  • Tipologias e Funcionalidade de uma Plataforma;
  • Vantagens e Desvantagens do e-Learning;
  • O e-Learning em Portugal e no Mundo.

Módulo 3: O e-Formador (3 horas)

  • O que é a tutoria em Formação à Distância;
  • Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino à Distância;
  • Funções, qualidades e competências do e-Formador;
  • Planear ações de formação em e-learning nas componentes técnicas, pedagógicas e de produto;
  • Aplicar as boas práticas da criação de conteúdos para e-learning;
  • As funções de e-tutoria, e-moderação e e-facilitação.

Módulo 4: Atividades e Recursos no Moodle (12 horas)

  • Adaptação de Recursos a disponibilizar na Plataforma Moodle;
  • Recursos didáticos: como e quando usar?
  • Tipos de recursos a utilizar na Formação;
  • O papel das tecnologias na Educação;
  • A evolução das tecnologias e dos recursos educativos.

Módulo 5: Conceção de Recursos Multimédia (3 horas)

  • O que são recursos multimédia;
  • Características principais dos recursos multimédia;
  • Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia;
  • Ferramentas de conceção de recursos multimédia;
  • A utilização de recursos multimédia nos Cursos em e-Learning;
  • Fases da conceção de um Curso em e-Learning: da planificação à avaliação;
  • Otimizar os métodos de avaliação online;
  • Desenvolver estratégias de tutoria ativa;
  • Promover a aprendizagem colaborativa.

 Módulo 6 – Avaliação da Aprendizagem Online (3 horas)

  • Conceitos e princípios da avaliação da aprendizagem online;
  • Distinguir e selecionar estratégias de acompanhamento e avaliação da aprendizagem online;
  • Potencialidades e limites da utilização das Learning Analytics;
  • As funcionalidades da plataforma para construir instrumentos de avaliação.

Módulo 7 – Prática simulada – Criação e Utilização de Conteúdos Educativos (5horas)

  • Desenvolver trabalho autónomo na gestão de área moodle.

Tipo de horárioPós-laboral

Nº de Horas: 30 horas, dividas em 10 sessões diárias. Nestas 30 horas, estão incluídas 10 sessões síncronas de 1 hora cada, com recurso a Zoom e/ou Hangout.

Preço Público Geral€70,00

Preço Associados AEP: €63,00

Inscreva-se neste curso: