Input Artigo de Opinião

Nuno Brochado
Presidente da Direção da AEP

Longa Vida à Associação Empresarial de Penafiel (AEP)!

Ao contrário do que seria expectável, abordarei a temática dos 130 anos da AEP direcionado para o futuro da instituição que, neste momento, tenho a honra de presidir.

Os 130 anos de história da AEP são relevantes e dão a esta casa experiência, estatuto, e como tal, peso institucional, que aumenta a capacidade que esta instituição sempre teve (e terá!!) de fazer mais e cada vez melhor pelo tecido empresarial do concelho de Penafiel. Desde que assumi as funções de Presidente da Direção, juntamente com a equipa de Direção que me acompanha, olhámos sempre para o futuro, inspirados nas boas decisões e experiências do passado.

As primeiras palavras são para os meus colegas de Direção, que aliam a sua juventude a já vários anos de experiência empresarial. É com eles que tenho traçado um caminho conjunto que já começa a dar os seus frutos. O meu profundo agradecimento pela disponibilidade de todos dada à AEP e partilha de responsabilidade nas decisões (algumas difíceis) que temos vindo a tomar.
Para uma instituição desta natureza poder atingir a sua missão, e perdurar no tempo, é fundamental existir estabilidade financeira. Sem ela, não executamos projetos essenciais para honrar a nossa missão e para conseguirmos dinamizar a economia do concelho. Assim, todas as decisões que tomamos têm sempre como mote a preocupação da sustentabilidade financeira a médio e longo prazo.

Adicionalmente, a atual Direção pretende colocar a experiência dos 130 anos desta casa no terreno e em todo o território do concelho. Desde que assumi funções, passei a ver com entusiasmo interações frequentes com associados de Rio de Moinhos, Termas de São Vicente, Cabeça Santa, São Mamede de Recezinhos, Abragão, entre outros. Vejo a AEP como uma instituição agregadora que pode e deve apoiar todo o nosso vasto concelho. No futuro, tudo farei para que assim seja.

Para uma atuação no terreno de elevada qualidade, a AEP terá de continuar a possuir um quadro de colaboradores capacitados e toda uma organização interna bem estruturada e orientada para os seus objetivos institucionais. Para isso, vejo como fundamental a AEP possuir uma estratégia contínua de formação dos seus colaboradores e ao mesmo tempo possa avançar para uma certificação de qualidade de todos os procedimentos internos.

Abordar a ação da AEP no território implica necessariamente existir uma grande interação entre as instituições relevantes no nosso território.

Não posso deixar de abordar a necessidade de continuarmos o caminho de parceria com a Câmara Municipal de Penafiel quer nas iniciativas que já nos juntam há anos, quer na identificação das oportunidades de financiamento que virão quer por via do Plano de Recuperação e Resiliência, onde já estamos a colaborar, quer via o próximo quadro comunitário 2030.

Ao nível do ensino profissional e capacitação da população da região onde nos inserimos, não posso deixar de referir a importância da nossa parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional. Temos percorrido um caminho exemplar em conjunto, formando e desenvolvendo competências em inúmeros profissionais que hoje estão inseridos no mercado de trabalho e que futuramente pretendemos que sejam cada vez mais a desempenhar funções junto das nossas empresas.

Para futuro, no nosso concelho, temos de ter uma presença forte a nível social e no apoio a populações mais desfavorecidas. Os desequilíbrios sociais existentes no nosso concelho, que infelizmente ainda perduram, são muitas vezes ultrapassados pelo enorme esforço das nossas entidades públicas e associações locais, que fazem um trabalho notável.

Não obstante, vejo a AEP também com um papel importante nos próximos tempos. É já conhecido o nosso projeto de Inovação Social – Combater a Infoexclusão Empresarial dos Idosos do Concelho de Penafiel, que tem sido um sucesso notável, mas não podemos ficar por aqui. Muito mais caminho há a trilhar na vertente social.

Termino, com entusiasmo, olhando para o futuro risonho da AEP. É uma instituição de referência em Penafiel e no Tâmega e Sousa e pretendo que, por muitos anos, continue a melhorar a performance das nossas empresas, a agregar mais freguesias e novos associados, e acima de tudo, que este caminho longo que nos enche de orgulho perdure no tempo.

Longa vida à AEP!