Input do Parceiro

Penafiel Verde

Penafiel Verde: Sustentabilidade Ambiental, Social e Económica

A Penafiel Verde E.M., por delegação do Município de Penafiel, é responsável pela gestão e exploração dos sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água potável, bem como, a drenagem e tratamento de águas residuais, produzidas no concelho de Penafiel. A empresa municipal fundada em 2006 tem realizado vários investimentos no concelho de Penafiel, reforçados pela capacidade de planeamento e de execução, mas também, pela experiência na gestão operacional e financeira, e ainda no desenvolvimento de soluções tecnológicas diferenciadoras. É por este caminho, liderado pela Presidente do Conselho de Administração (CA) da empresa, Engenheira Alexandra Almeida, que o progresso tem vindo a ser contínuo e os parâmetros de qualidade atingidos a 100% nos últimos 6 anos.

Para a presidente de CA “o sucesso só é possível com a envolvência de todos os colaboradores e com os investimentos que nos permite minimizar perdas e assegurar a estabilidade da empresa, quer por meio económico, social e ambiental”. Por isso, afirma em primeira instância que o seu trabalho, e da empresa, se foca na palavra-chave: sustentabilidade, suportada em três eixos: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e sustentabilidade económica.

O ano de 2020 apesar de genericamente ser um ano difícil para todos, devido à pandemia, para a Penafiel Verde foi o ano que marcou uma nova geração no que toca à gestão e monotorização da malha da rede de água e saneamento. Num concurso aberto pelo POSEUR, a empresa municipal conseguiu o apoio para o projeto “POSEUR-03-2012-FC-001256 – Controlo de redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água no concelho de Penafiel” o que resultou num controlo maior para deteção de perdas e avarias, e por isso conquistar progresso na sustentabilidade ambiental, pela redução de perdas de água, social pelo facto da população estar mais protegida no sentido de não ficar sem água na torneira e económica porque permite as equipas agirem localmente sem margens de erro, reduzindo tempo de trabalho, de procura da fuga de água e reduzindo a quantidade de água perdida.

Este projeto permitiu criar equipas de monotorização de 24 horas por dia, 365 dias por ano que controlam qualquer problema que detete na rede, desde controlo da qualidade da água até avarias.

Para Alexandra Almeida, este projeto garantiu um novo capítulo na empresa e “a gestão de um recurso tão precioso como a água não pode ser gerido de outra forma. Com a máxima qualidade e profissionalismo. As pessoas consideram a conta da água a mais difícil de pagar ao final do mês porque tomam a água como um bem assegurado, sem se lembrarem que para o circuito ser de qualidade há muito trabalho e investimento nas manutenções da rede e que tem de haver dinheiro para esse processo”.

A água consumida no concelho de Penafiel é captada no Rio Tâmega, seguindo para um controlo máximo para que essa água passe a ser potável e que chegue de forma segura às torneiras de cada casa. “Este processo é muito caro e o Município de Penafiel tem feito um esforço muito grande em incentivar as pessoas a ligarem-se à rede e terem acesso a água de segura a um preço bem mais baixo que a água engarrafada”.

Por cultura, a população ainda confia mais no poço/furo que têm em casa ao invés de consumir água que passa por todo um circuito de controlo de qualidade. A ligação à rede pública é gratuita até 20 metros da residência, as ligações acima dos 20 metros, e quando são realizadas pela Penafiel Verde, têm um valor em média por metro de rede abaixo 50% do valor de mercado, o que para Alexandra Almeida “não justifica haver uma baixa ligação por parte de algumas zonas do concelho de Penafiel. É preciso haver comunicação sobre os benefícios de estar ligado à rede pública”.
A água da Penafiel Verde recebe há 6 anos o “ Selo de qualidade exemplar de água para o consumo humano”, cumprindo todos os valores paramétricos fixados na legislação dos parâmetros sujeitos a controlo de rotina 1, controlo de rotina 2 e controlo de inspeção, tal como definido nos Planos de Controlo da Qualidade da Água aprovados pela ERSAR, nos termos do Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de dezembro.

Para o futuro, Alexandra Almeida garante haver muito mais a fazer para preservar o bem precioso que é a água e que passa essencialmente por dois caminhos: sensibilização para o uso da água controlada e utilização de energia fotovoltaica nas zonas de captação de água para diminuir a dependência de energia elétrica e hídrica.

Isto porque quanto mais clientes a empresa municipal tiver, maior será o consumo energético na captação e tratamento, logo maior a fatura da empresa no processo. Isto é, maior será a fatura no consumidor final pois a viabilidade financeira da Penafiel Verde terá de ser sempre assegurada.

Como solução para campanhas de sensibilização do uso da água da torneira, a presidente do Conselho de Administração da Penafiel Verde, “é necessário que as campanhas sejam a nível nacional para que os locais possam refletir localmente. É preciso que o Estado chegue à população e faça entender que todos temos direito à água com qualidade, mas é preciso que haja o bom uso da mesma”, destaca.

No seguimento da filosofia de sustentabilidade que a empresa tem como prioridade, a frota dos carros ligeiros foi substituída em 30% para carros elétricos, reduzindo a fatura em combustíveis fósseis.

Recentemente, no Dia Mundial da Água, a empresa municipal quis aproximar-se dos mais jovens com um debate em mesa-redonda por forma a esclarecer os mesmos no consumo de água da torneira, comprovando com estudos e exemplos que para além da qualidade máxima, é uma das melhores formas de preservar e conservar o bem mais precioso do planeta terra.

Estas campanhas junto das escolas já existem há vários anos com a oferta de garrafas e cantis, e mais recentemente junto dos empresários do concelho, nomeadamente, da restauração e hotelaria para incentivar ao uso da água da torneira junto dos clientes oferecendo garrafas da “Água Segura”. Qualquer empresário que seja cliente da Penafiel Verde pode aderir de forma gratuita, recebendo confortavelmente as garrafas necessárias ao seu estabelecimento comercial.