Input Restauração

Restaurante Rocha

Restaurante Rocha quer Promover Abragão num Roteiro Gastronómico de Passagem Obrigatória

A primeira edição do Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel, em 2020, contou com 15 participações, dentro delas, o Restaurante Rocha, que a partir de Abragão abraçou a ideia e colocou mãos à obra para evidenciar o melhor da gastronomia local.

O mesmo aconteceu em 2021 com mais uma participação. Dois anos em que Nelson Rocha, gerente do espaço, garante terem sido “muito importantes para a promoção do nosso restaurante. O objetivo principal era que a Vila de Abragão estivesse presente e fosse divulgada num concurso a nível concelhio. Há poucas oportunidades de promover em conjunto e por isso achámos importante participar numa ideia tão interessante lançada pela AEP numa altura tão delicada como em plena pandemia”, começou por explicar à revista #Input.

“Foi uma alavanca num momento difícil da restauração devido aos sucessivos confinamentos que levaram ao encerramento dos espaços em plena pandemia da COVID-19, mas o feedback da primeira edição não podia ser mais positivo. Tivemos clientes novos que hoje se mantêm”, disse Nelson Rocha.

Da primeira para a segunda edição, a Associação Empresarial de Penafiel fez algumas mudanças no concurso gastronómico, o que para o gestor do Restaurante Rocha disse serem “interessantes. O passaporte gastronómico foi uma excelente ideia no sentido de incentivar os clientes a passarem por mais restaurantes. É importante que se conheça toda a oferta do concelho e ter este incentivo extra ajuda os espaços a terem novos clientes. Realço, ainda, a divulgação do evento, que de uma edição para outra melhorou e recebemos pessoas de várias localidades à volta de Penafiel”.

Os petiscos são o mote do concurso, mas para o Restaurante Rocha o que importa “é estar presente, ajudar a divulgar toda a gastronomia do concelho e, claro, ganhar novos clientes que através do petisco acabam por experimentar mais pratos da carta e tornam-se fiéis à nossa cozinha”, adiantou Nelson Rocha.

A terceira edição do “Petiscando”, que vai decorrer durante o mês de outubro sofre a alteração da duração. Isto é, passa de 3 semanas para 30 dias de concurso, o que o gestor vê com bons olhos. “Para nós quanto mais tempo durar, mais oportunidade temos de receber clientes. A promoção vai sendo feita e para nós o mês de outubro, que habitualmente é mais fraco, ganha aqui uma nova força”.

A restauração chega ao “Petiscando” depois de uma época alta de verão, com eventos e muitos emigrantes a regressarem à sua terra. Estes procuram os restaurantes para matarem saudades, e por isso, volvida esta época mais forte, outubro torna-se o mês de “época baixa”, que depois é relançada em novembro com o Natal e os jantares de empresas e famílias.

“Foi notório, desde a primeira edição do “Petiscando”, que o mês de outubro cresceu em faturação ajudado por essa procura do petisco. Por isso, para nós só fazia sentido estarmos presentes em mais uma edição. Se é para ganhar? Vamos tentar, embora não seja o nosso foco. Queremos dar a conhecer a nossa cozinha e o nosso espaço, receber bem e fidelizar novos clientes”, explicou Nelson Rocha, que aguarda com boas expectativas a terceira edição com as novidades.

“Tudo o que venha dar mais visibilidade, que traga mais clientes, é motivo de agradecimento à AEP por todas as dinâmicas”, finaliza o gestor.