CABELEIREIRO/A

O Cabeleireiro/a é o/a profissional que executa diferentes processos de tratamento e embelezamento capilar, para homem e senhora, designadamente lavagem, secagem, penteado, corte, coloração/descoloração, ondulação, alisamento/desfrisagem, bem como procede à aplicação de cabeleiras e postiços, utilizando os produtos e técnicas de bem-estar adequados e obedecendo às normas de ambiente, segurança e saúde.

Setembro de 2023

  • Gerir o estabelecimento de acordo com a estratégia de marketing definida.
  • Assegurar a gestão corrente de aprovisionamento da empresa, controlando os stocks e dotando-a dos produtos e equipamentos necessários.
  • Proceder à higienização dos espaços, equipamentos e utensílios, nomeadamente supervisionando ou procedendo à limpeza dos espaços e à lavagem, desinfeção e esterilização dos instrumentos utilizados, assegurando as condições necessárias de saúde e segurança no estabelecimento.
  • Atender e receber clientes, compreender as suas necessidades, instalá-los e preencher a ficha de dados pessoais.
  • Efetuar a higienização e preparação do cabelo utilizando os processos e técnicas adequadas em função do tipo de serviço e tratamento a ser executado.
  • Proceder à secagem do cabelo, em função do penteado desejado – touching ou brushing.
  • Executar massagens de tratamento do couro cabeludo, por processos manuais ou mecânicos, e aplicar os produtos adequados a cada tipo de tratamento.
  • Efetuar o embelezamento do cabelo, aconselhando os clientes de acordo com as suas preferências, estilo e características pessoais.
  • Efetuar trabalhos técnicos no cabelo, aconselhando os clientes sobre o tipo de embelezamento de acordo com as suas preferências e adequado ao seu estilo e características pessoais.
  • Aplicar cabeleiras, postiços e extensões de cabelo, fixando-os sobre o cabelo natural.
  • Cortar e aparar barbas, bigodes e peras utilizando navalhas, tesouras e outros utensílios e produtos apropriados.
  • Comercializar produtos e serviços, utilizando técnicas de venda conducentes ao incremento do negócio.
  • Assegurar a gestão financeira e de tesouraria, faturando os serviços prestados aos clientes.
  • Gerir conflitos e tratar reclamações de clientes tendo em conta a necessidade de assegurar a sua satisfação.

Jovens dos 14 aos 29 anos de idade (inclusive) com o 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12.º ano.

  • Formação Sociocultural
    Visa a aquisição/reforço de conhecimentos e competências pessoais, sociais e culturais, nomeadamente nos domínios da comunicação em língua portuguesa e estrangeira, cidadania e empregabilidade, trabalho autónomo e de equipa, inovação e empreendedorismo e utilização de novas tecnologias.
  • Formação Científica
    Visa aquisição de saberes científicos e competências estruturantes, desenvolvidos através da observação, análise e experimentação, contribuindo para um exercício profissional mais consciente e fundamentado.
  • Formação Tecnológica
    Visa a aquisição de saberes técnicos e competências especificas necessários ao desenvolvimento das atividades inerentes ao exercício de uma determinada profissão, incorporando a capacidade de análise critica e de resolução de problemas.
  • Formação Prática em Contexto de Trabalho
    Visa o desenvolvimento e aquisição de conhecimentos e competências técnicas, relacionais e organizacionais, relevantes para um desempenho responsável da atividade profissional, assente em padrões de qualidade e no cumprimento das regras de segurança e saúde.

Duração: Três anos

Horário: Segunda a Sexta – 9:00 / 13:00 – 14:00 / 16:00

  • Bolsa de Profissionalização;
  • Bolsa para Material de Estudo;
  • Subsidio de Alimentação;
  • Subsidio/Despesa de Transporte.
  • Equivalência ao 12. º ano de escolaridade;
  • Qualificação nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações

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