Input do Associado

M. CUNHA & COMPANHIA, S.A.

Impulsionar e Dinamizar o Comércio Local é a Maior Premissa da AEP no Passado, Presente e Futuro

Em altura celebrativa dos 130 anos da Associação Empresarial de Penafiel, a revista #Input conversou com o associado com maior volume de negócios do concelho e uma das maiores 500 empresas de Portugal. Encontra-se na posição número 384 no Ranking de Empresas Portuguesas. Trata-se da empresa M. CUNHA & COMPANHIA, S.A. que entrou na instituição em 1990, 32 anos após a sua fundação pelo empresário Manuel da Cunha em 1958.

A empresa de comércio por grosso não especializado de produtos alimentares, bebidas e tabaco com sede em S. Martinho de Recezinhos, concelho de Penafiel, emprega ao momento 319 pessoas espalhadas por vários pontos do país, para um universo de mercado interno e externo.

Do fundador, aos atuais administradores da empresa, que mantém o cariz familiar, o crescimento deve-se, muito também, à especialização dos seus profissionais e à aposta no serviço personalizado que é prestado aos seus clientes.

Nesse sentido, asseguram que a AEP teve um papel fundamental no crescimento através de estudos e projetos que desenvolveram e que trouxeram informações e apoios aos empresários.
“A AEP contribuiu de forma muito significativa para o fortalecimento das relações com os restantes associados e por outro lado ajudou-nos também a compreender melhor a realidade social e económica do nosso concelho, quer seja através da divulgação de diversos estudos de mercado quer através da realização de conferências e outro tipo de eventos”, defendem elogiando o caminho da instituição centenária e afirmando que têm plena noção das principais funções da AEP, pelo que consideram que nada ficou por ser feito por falta de apoio da mesma.

“Como é óbvio não podemos falar em nome das outras empresas do nosso setor, mas da nossa parte estamos satisfeitos com o papel desempenhado pela Associação até ao momento. É preciso compreender aquelas que são as principais funções da AEP e nesse sentido entendemos que os contributos que foram dados desde o momento em que nos tornámos associados são claramente positivos”, explicam.

Para a administração de um dos mais antigos associados da AEP, o caminho da instituição tem sido feito de forma consistente e sempre em crescente.

“É com enorme gosto e satisfação que temos assistido ao crescimento da AEP nos últimos anos, nomeadamente naquilo que tem sido o alargamento das suas competências e das suas causas, o que nos leva a acreditar que o futuro trará consigo uma associação empresarial cada vez mais relevante e primordial na vida do nosso concelho”. Referem, ainda, que há ainda muito caminho para percorrer, nomeadamente no fortalecimento da sua influência junto da comunidade e dos empresários.

“A AEP deverá prosseguir a diversificação do seu campo de atuação e encetar esforços no sentido de solidificar o seu grau de influência que detém junto da comunidade e do comércio locais. Por outro lado, gostaríamos de assistir a um maior estreitamento das relações institucionais entre a AEP e outras entidades, públicas e privadas, procurando dessa forma atrair mais investimentos e criar oportunidades de negócio na nossa região”.

Para os administradores da M. Cunha, a AEP nunca poderá esquecer no seu caminho de crescimento os seus associados no sentido de “desempenhar um papel de apoio incondicional aos seus associados, especialmente durante estes períodos de enorme adversidade, pois só assim poderá garantir que os interesses dos seus associados são salvaguardados”.

Aos olhos da administração da empresa, o futuro da Associação Empresarial de Penafiel tem de ser de contínuo crescimento sustentado e de união entre os pares.

“Gostaríamos, ainda, que a associação ajudasse a trazer uma perspetiva mais alargada a todos os associados na defesa de interesses comuns, pois dessa forma juntos podemos, de facto, fazer a força”, concluem com a certeza de que a instituição não largará uma das maiores premissas “impulsionar e dinamizar o comércio local”.