Input Eventos AEP

Gala dos 130 Anos AEP

Ano Dourado Encerra com Homenagens a Associados

O ano de 2022 foi um ano dourado para a Associação Empresarial de Penafiel (AEP), uma vez que celebrou 130 anos ao serviço dos empresários do concelho de Penafiel.

Ao longo do ano foram várias as iniciativas que assinalaram a data centenária, e várias foram as manifestações de homenagem de diversas entidades parceiras que, ano após ano, ajudaram a AEP a superar momentos difíceis e a fortalecer-se institucionalmente.

Não são muitas as instituições que chegam a uma data tão histórica até porque o trabalho para se alcançar estes números é muito árduo.

Muitos foram já os empresários associados que contribuíram para este marco. Para além destes, 21 presidentes lideraram equipas que tornaram possível assinalar 130 anos da AEP.

No passado dia 25 de novembro, o Jantar Anual do Associado foi celebrado com alegria, respeito e acima de tudo com sentido de homenagem a todos aqueles que fazem com que AEP perdure no tempo.

A Quinta das Oliveiras, na Freguesia de Oldrões, foi palco desta celebração que contou com mais de 100 convidados e que aplaudiu os empresários vencedores da 3ª edição do Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel, bem como todos os associados homenageados pela ligação à instituição há mais de 10 e 25 anos.

  

O discurso do presidente da Direção da AEP, Nuno Brochado, centrou-se na palavra Gratidão, que acabou por definir como homenagem a todos quantos se dedicam diariamente a esta instituição.

Foi com “gratidão” que cumprimentou todos os presentes e todos aqueles que têm feito história na AEP.

Ao presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que marcou presença no evento, dirigiu palavras de agradecimento pela cooperação de ambas as instituições, que juntas têm conseguido dinamizar e apoiar os empresários do concelho. Mas mais, segundo Nuno Brochado, pode ainda ser feito.

Para o presidente da Direção da AEP, é “certo que a nossa Associação já deixou de forma notória uma forte raiz identitária e uma ligação com o crescimento, desenvolvimento e dinâmica que Penafiel viu acontecer nos últimos 130 anos”.

E foi a partir deste mote que realçou as conquistas da AEP nas muitas mudanças socioeconómicas que Penafiel atravessou ao longo deste centenário, nomeadamente, pela de um concelho com forte tradição rural e agrícola, para um concelho cada vez mais industrializado e mais virado para o sector terciário.

Exemplificando a sua opinião, Nuno Brochado, considerou que hoje o tecido económico e social do concelho de Penafiel não seria o mesmo sem o contributo da AEP, destacando os empresários do Comércio e dos Serviços como os setores que mais contribuíram para o progresso de Penafiel.

A título de exemplo, o presidente da Direção, apresentou dados da parceria com o IEFP desde 2015, com a submissão “de 325 projetos de criação do próprio emprego que representam para a nossa região 5 Milhões e 600 mil euros em Investimento bem como de 550 postos de trabalho criados”.

Neste seguimento, e claramente “orgulhoso” do caminho da instituição, lançou o repto ao presidente da Câmara Municipal de Penafiel para ser possível criar “um espaço para coworking e incubação, uma vez que sabemos que é através da partilha de experiências e ideias, fomentando o networking e criando sinergias entre utilizadores e parceiros que a Penafiel Cidade de Serviços alavancará negócios”.

Para Nuno Brochado, celebrar os 130 anos, é também renovar os objetivos e responsabilidades da instituição para com os empresários. “Defender os interesses das empresas, promover a formação profissional de quadros e trabalhadores, divulgar e fomentar o uso das novas tecnologias, apoiar, através da prestação de serviços e da promoção dos produtos, o desenvolvimento das empresas”.

No fecho do seu discurso, o presidente da Direção, endereçou uma palavra de apreço a todos os colaboradores da instituição, afirmando que a “AEP é fruto do vosso trabalho e depende do vosso inegável contributo”.

Seguiu-se após o discurso, as homenagens aos associados com ligação à AEP com 10 e 25 anos, bem como a Junta de Freguesia de Penafiel. A entidade foi homenageada pela colaboração ao longo de vários anos, quer seja pelas parcerias nos eventos, quer no apoio logístico e operacional de várias atividades da AEP. Uma entidade parceira que o presidente da Direção considerou “de extrema importância para o desenvolvimento da freguesia e da própria AEP”.

Antes do encerramento dos discursos, foi a vez de Paulo Vaz, administrador da Associação Empresarial de Portugal, dar os parabéns à AEP, não só pelos 130 anos, mas acima de tudo pelo exemplo de associativismo, de apoio aos empresários em várias áreas, realçando o extremo profissionalismo em vários projetos, nomeadamente na execução da formação-ação em empresas.

A noite de homenagens encerrou com o discurso do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, que considerou a AEP “uma das mais relevantes instituições do concelho de Penafiel, num percurso muito importante às empresas e aos empresários Penafidelenses”.

Homenageados com 10 Anos de Filiação

  • Lurdes Manuela Moreira Ribeiro
  • Esonor, Lda
  • Gewiss Portugal
  • Grand Visão – Ana Paula Alves Azevedo Eugénio

Homenageados com 25 Anos de Filiação

  • Tubani – Préfabricados de Betão, Lda
  • José Luís Teixeira Coelho
  • Mário Eduardo Moreira Lope