Input Natal 2020

Campanha de Natal Originou Mais de 500 Mil Euros em Compras

Como tem sido habitual, a Associação Empresarial de Penafiel em parceria com a Câmara Municipal e Freguesia de Penafiel, organizaram uma campanha de incentivo à compra no comércio local, tendo este ano ganho um maior impacto devido aos constrangimentos da pandemia, que marcou o ano de 2020.

Assim, a organização desafiou os empresários e associados para uma campanha que tinha como objetivo incentivar o consumidor a comprar no comércio local, dando “em troca” prémios nas empresas do concelho já em 2021. A campanha cumpriu vários passos, nomeadamente com vídeos promocionais mostrando o melhor do concelho quer a nível de comércio, restauração e turismo.

O vídeo promocional foi lançado a 29 de novembro e atingiu mais de 100 mil visualizações entre as páginas oficiais da AEP e da Câmara Municipal de Penafiel, num universo de mais de 1300 partilhas. De seguida, foram lançados mais três pequenos vídeos direcionados e que tiveram uma visibilidade no seu conjunto acima de 50 mil visualizações.

Veja aqui o vídeo promocional: Apoio ao Comércio Local – Natal 2020

A campanha seguiu-se com ações locais nos estabelecimentos aderentes. À semelhança do ano anterior, as montras foram motivo de atração e de concurso. A concurso estiveram 50 montras de estabelecimentos no concelho de Penafiel que se habilitaram a nove prémios
pelo esforço e dedicação na construção da mesma.

A avaliação esteve mais uma vez a cargo da organização (Nuno Brochado e João Begonha, Presidente e Secretário-Geral da AEP), do júri externo (Arquiteta Natacha Alves), do júri imprensa (Jornal Imediato, Novum Canal, Rádio Clube de Penafiel, Jornal A VERDADE, O Penafidelense e o Penafiel Magazine), e ainda, o júri público do Facebook onde as fotografias das montras foram avaliadas pelos seguidores.

Para além do concurso de montras a embelezar as ruas do comércio, a Associação Empresarial de Penafiel desafiou, também, os empresários para uma dinâmica de atração de clientes com a oferta de vouchers de desconto para usufruir em 2021. Juntaram-se 54 os estabelecimentos aderentes, onde as compras superiores a 10 euros garantiram o preenchimento de cupões que habilitou os clientes a mais de quatro mil euros em prémios.

Foram a concurso 30 mil cupões, o que nos permite assegurar que a iniciativa originou mais de 500 mil euros em compras no comércio local no espaço de um mês de campanha.

Em jeito de balanço, no recolher dos cupões nos estabelecimentos aderentes, que nesta edição contou com a participação de onze freguesias (Penafiel, Abragão, Peroselo, Rio de Moinhos, Paço de Sousa, Oldrões, Valpedre, Cabeça Santa, Croca, Termas de S. Vicente e Guilhufe), o feedback dos empresários permite-nos garantir que a campanha foi um sucesso, tendo levado mais pessoas a comprar no comércio local.

Com este input no comércio local, a AEP está já a pensar em outras dinâmicas que continuem a incentivar a comunidade a apostar no comércio local.