Input Pedro Cunha

Vogal da Direção da Associação Empresarial de Penafiel

A Nova Direção no Ano da Pandemia. As Dinâmicas de Trabalho e a Adaptação da Equipa ao Contexto

Um ano volvido da nova direção da Associação Empresarial de Penafiel para o triénio 2020-2022, é tempo dos primeiros balanços e de conhecer o novo rosto da equipa liderada por Nuno Brochado.

Neste novo conjunto, destaca-se a entrada de um novo elemento, Pedro Cunha, Vogal em representação da empresa M.Cunha S.A., sócio nº 98 desta instituição.

A entrada desta nova direção coincidiu com a chegada da pandemia da COVID-19 ao nosso país e ao mundo. Os desafios se já eram grandes passaram a ser imediatos, no que toca a dar resposta a algo “que ninguém sabia o que era”, começou por dizer Pedro Cunha à revista #Input.

O mais jovem elemento da direção, afirmou que “o que era desafio para entrar e conhecer a casa, passou a ser foco proteger quem depende desta casa, uma vez que nenhum de nós sabia como lidar com o vírus”.

Para Pedro Cunha foi mais fácil gerir o problema porque contou com a experiência dos colegas de direção, que já conhecendo melhor a casa, conseguiram junto da equipa “colocar a formação em casa, mas a manter os serviços que dela dependem”.

Seguiu-se um ano de constantes “avanços e recuos na forma como se tratava a pandemia” e por isso, afirmou o diretor “tivemos de estar sempre atentos e em constante resposta às necessidades quer para manter os serviços à distância quer no retorno às instalações, mantendo a segurança para todos”.

Pedro Cunha conhecia a Associação Empresarial de Penafiel do que era conhecido do público, com os eventos e por relações de amizade mais próximas da instituição, mas só agora num ano de experiência percebe “tudo o que envolve a AEP. Ainda, assim, considero ser pouco tempo para saber avaliar como os meus colegas que já estão há muitos anos na direção”.

Os objetivos gerais da direção e mesmo do novo diretor “não foram afetados pela pandemia. Temos ainda bastante tempo para implementar os nossos objetivos para este mandato e estamos sempre a adaptar as atividades para o contexto atual. O que nos é permitido”, assegurou.

Objetivos esses já avançados pelo presidente e pelo vice-presidente que estão na base de manter as contas estáveis e chegar mais além do concelho de Penafiel. Ser referência na região, estando ao lado de todos os empresários do Tâmega e Sousa.

“Todos sabemos a importância da formação profissional na instituição, mas continuamos a trabalhar para desenvolver projetos e crescermos noutras áreas. Já neste início de 2021 tivemos a confirmação de um projeto na área do granito que nos vai levar para junto da indústria que marca esta região”, avançou expectante em mais um projeto garantido para a AEP.

Pedro Cunha completa a 6 de março um ano de direção que considerou “um ano positivo, com muitos desafios. É com certeza para continuar, quero poder contribuir com a minha visão sobre o que podemos fazer mais e melhor junto dos negócios de Penafiel, dos nossos associados que só têm a ganhar estando junto desta instituição que trabalha diariamente para eles”.

Num ano marcado pela pandemia, a Associação Empresarial de Penafiel conseguiu manter todos os seus serviços ativos junto dos associados, e tem mesmo vindo a adaptar os eventos que apoiam o comércio do concelho de Penafiel.

Foi o caso da dinamização do Natal e na já preparação de eventos novos para 2021, não deixando cair eventos como o Passeio d’Moda que poderá ser feito em moldes diferentes, mas que mantém o objetivo de estar próximo dos associados.

A proximidade com os associados que mais que nunca precisam de apoio está também a ser feita através das plataformas online.

A AEP tem já agendado vários webinares que têm por objetivo capacitar os seus associados de mais ferramentas no digital para serem capazes de dar resposta a um novo comportamento e modo de vida que a COVID-19 veio impor à sociedade.