#INPUT

Revista da Associação Empresarial de Penafiel
Edição nº 20 – Abril de 2025

As sucessões de liderança nas empresas podem ter um impacto significativo, a curto ou a longo prazo. Esta sucessão deve ser estrategicamente pensada e bem conduzida para garantir que o processo de mudança permita o envolvimento e o compromisso de todos, de forma a garantir o crescimento e até a continuidade da empresa.

Segundo a Associação de Empresas Familiares (AEF), as empresas familiares em Portugal representam a maioria do tecido empresarial, correspondendo a cerca de 75% do tecido empresarial do país. Na região do Tâmega e Sousa e em particular no concelho de Penafiel não é exceção.

A inovação é um dos principais motores de transformação económica e social. Programas de aceleração como este desempenham um papel essencial na renovação do ecossistema empresarial, contribuindo diretamente para a criação de valor, geração de emprego e desenvolvimento sustentável.

As empresas familiares, seja enquanto exploradas por empresário em nome individual ou por sociedade comercial, deparam-se de quando em vez com a questão da “passagem de testemunho” do progenitor que explora a atividade empresarial.

A linha do tempo numa carreira profissional envolve muitos desafios e um dos maiores para os profissionais é o constante investimento na formação por forma a manterem-se atualizados, com capacidades para responder a novas propostas e às constantes mutações tecnológicas do mercado de trabalho.

Com a crescente digitalização e a necessidade urgente de práticas sustentáveis, nasce o projeto EDP-VET (Eco-Digital Pathways for VET), uma iniciativa inovadora financiada pelo programa Erasmus+ KA210-VET.