A XIV edição do Flores & Sabores já tem data marcada: 2, 3 e 4 de maio. Nestes dias, o centro histórico de Penafiel volta a cobrir-se de flores, doces e comida de rua.

A edição de 2025 do Flores & Sabores vai transformar a cidade de Penafiel num imenso jardim florido, com hortos espalhados ao longo da principal artéria da cidade, aos quais se juntam os doces tradicionais, a mostra de artesanato, a exposição de carros antigos das três corporações de Bombeiros do concelho, a exposição de motorizadas clássicas e, nos dias 3 e 4 de maio, a exposição de bonsai nos jardins da Biblioteca Municipal. Há, ainda, muita cor nas montras do comércio tradicional com elementos decorativos oferecidos pela organização composta pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP), Câmara Municipal de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel.

O evento integra ainda mais uma edição do Festival de Street Food, no Campo da Feira, que por constrangimentos meteorológicos não se realizou em 2024. Em 2025, volta com uma elevada variedade de oferta de comidas de rua, desde as sandes de leitão e presunto, hambúrgueres artesanais, doces, gelados e até muitas opções para vegetarianos. As saborosas ofertas gastronómicas serão acompanhadas com momentos de lazer e animação com a atuação de vários DJ’s e de música ao vivo.

 

Para o Presidente da AEP, Nuno Brochado, “O Flores & Sabores é um dos eventos mais importantes da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), considerando-se já um marco histórico da nossa associação. É um evento, que felizmente atrai milhares de pessoas a Penafiel. Celebramos, com toda a comunidade local e visitantes, o arranque da Primavera, festejamos o Dia da Mãe, os passeios em família no nosso belíssimo centro histórico e permitimos que todos possam desfrutar de uma refeição ao ar livre no espaço de Street Food que disponibilizamos. É um enorme gosto para a Direção da AEP ver a dinâmica deste evento ano após ano. Todo o trabalho que é desenvolvido tem como objetivo a dinamização de setores de atividade com bastante representatividade dos nossos Associados num local emblemático do nosso Concelho”, garantiu.

 

Para além destas atividades, o programa de Flores & Sabores contempla ainda diversas animações de rua, cantares tradicionais e a habitual possibilidade de percorrer as ruas da cidade nos tradicionais coches puxados por parelhas de cavalos.

 

Por tudo isto, convidamos todas as famílias a visitarem Penafiel de 2 a 4 de maio.

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) celebrou ontem, dia 11 de março, no Hospital Padre Américo, Penafiel, um protocolo de cooperação com o Rotary Club de Penafiel, o Rotary Club do Marco de Canaveses e com representantes de vários organismos dos setores laboral e associativo, como foi o caso da Associação Empresarial de Penafiel (AEP), reforçando o compromisso para a eliminação da silicose e da tuberculose na região. O programa +Saúde visa a prevenção e o rastreio das doenças entre os trabalhadores da indústria da pedra, um setor em que a prevalência de silicose permanece elevada, sendo este um dos principais fatores de risco para a tuberculose.

“Este protocolo é mais um passo dado no caminho dos ganhos de eficiência na Saúde” referiu o presidente do Conselho de Administração da ULSTS, José Luís Gaspar, destacando o “trabalho inexcedível do movimento Rotary na área da Saúde” e a “imediata colaboração das autarquias e restantes parceiros” neste projeto.

A tuberculose continua a ser um desafio de Saúde Pública em Portugal, com os concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses a registarem uma incidência quatro vezes superior à média nacional. O setor da extração e transformação do granito apresenta riscos significativos devido à exposição dos trabalhadores à sílica, levando ao desenvolvimento da silicose, uma doença profissional irreversível e altamente incapacitante e que expõe os seus portadores ao desenvolvimento de tuberculose.

O programa +Saúde inclui a realização de testes de rastreio de tuberculose infeção a todos os trabalhadores da indústria da pedra que sofram de silicose, já que “esta intervenção permite a adoção de um tratamento preventivo”, como explica Sofia Sousa, médica de Saúde Pública da ULSTS responsável por este programa. A ideia é que estes rastreios sejam feitos pelos profissionais dos Serviços de Saúde no Trabalho, aquando da realização das consultas de rotina a que os trabalhadores são submetidos anualmente.

“De acordo com o projeto anterior, o Menos Tuberculose Pedreiras, estima-se que 25 por cento dos trabalhadores em atividade nas pedreiras sofram de silicose, o que se traduz em 600 portadores da doença nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses”, explica a especialista, dando conta que são estes os trabalhadores com indicação para fazer o rastreio à tuberculose infeção, o chamado teste IGRA.

De acordo com o protocolo agora assinado, os clubes Rotary de Penafiel e do Marco de Canaveses e a Rotary Foundation financiam a realização destes testes com seis mil euros, o que assegura a realização do rastreio a cerca de 150 trabalhadores, sendo o restante custeado pela ULSTS.

Este protocolo estabelece um compromisso comum para a promoção da saúde dos trabalhadores da indústria da pedra de Penafiel e Marco de Canaveses entre as entidades promotoras, os Serviços de Saúde no Trabalho, a Unidade Local de Penafiel da Autoridade para as Condições do Trabalho, as associações empresariais de Penafiel e do Marco de Canaveses, a Associação Profissional dos Trabalhadores das Pedreiras, a Confraria do Granito, a Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora, a Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais e as autarquias de Penafiel e do Marco de Canaveses. Estes asseguram a dinamização de todo o processo que começa nas empresas, com o uso adequado de equipamentos de proteção coletiva e individual e o reforço da formação e comunicação.

 

No passado dia 8 de março, decorreu no auditório da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) uma formação organizada pela Ordem dos Contabilistas Certificados – OCC.

Longe das capitais de distrito, a AEP recebeu mais de três dezenas de contabilistas certificados para obter a formação segmentada subordinada a vários temas de interesse atual.

Foram abordadas as temáticas sobre o orçamento de estado 2025, os benefícios fiscais em vigor e benefícios fiscais revogados com impacto nos períodos de tributação 2024 e 2025. Foi, ainda, abordada a questão da transparência fiscal. A formação ficou a cargo de António Dias e Carlos Plácido.

Para a AEP foi uma honra receber tão prestigiada formação, estando disponível para manter esta parceria com a OCC em receber as suas formações.

 

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) inicia 2025 com iniciativa de apoio ao comércio local. Depois do Natal, o Dia dos Namorados é o mote para se comprar no concelho de Penafiel.

 

Até 13 de fevereiro, comprar nos 18 espaços aderentes à dinâmica “Amor com Amor se Paga” vai dar prémios aos casais apaixonados. Estes só precisam de ser originais e tirarem uma fotografia dentro do estabelecimento comercial aderente e enviar para a AEP (comunicacao@aepenafiel.pt).

 

As três fotografias mais originais vão ter prémios para dois, desde um voucher de uma noite para duas pessoas, voucher para sessão de SPA/Massagem para dois e voucher para jantar a dois.

 

Os empresários aceitaram, uma vez mais, o desafio da AEP para dinamizar o consumo no comércio local e por isso há 18 espaços no concelho de Penafiel onde os casais devem comprar para ganhar prémios para celebrar o amor.

 

Para além da dinâmica que decorre até 13 de fevereiro, o dia oficial dos enamorados vai encher-se de cor nas ruas da cidade de Penafiel, com a oferta de lembranças aos visitantes.

 

Neste Dia dos Namorados escolha o comércio local e ganhe prémios com a sua cara-metade.

 

Espaços Aderentes:

LUC.pt – Casablanca Unika Lojinha

Kryzphoto

SR Combustiveis – Distrifuel

Grandvisão Penafiel

Molduraqui

@garrafeira_gotawines

Perfumaria Cristiana

@littledaisy.pt

Fotografia Arte e Video

@Optica de Penafiel – Grupo Boa Imagem

Opticalia Penafiel

Ourivesaria Rubi Penafiel

DANY Penafiel

@restauranterocha

Sapataria Saros

@ourivesariapenafiel

Aqua del Doq

Cortez Marques Oculista – Penafiel

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) deu início ao seu Programa de Aceleração de Startups, uma iniciativa que visa aproximar o ecossistema empreendedor das necessidades das empresas locais.

Criado no âmbito do Vale de Aceleração da Startup Portugal, este programa representa uma oportunidade única para fomentar a inovação e promover novas colaborações entre startups e o tecido empresarial da região.

 

Como funciona?

O programa decorre ao longo de três meses, estruturado em várias fases:

 

Primeiro, será feito um trabalho de identificação dos principais desafios e necessidades das empresas associadas, para que as soluções propostas pelas startups tenham um impacto real e direto. Com base nessa análise, serão lançados desafios específicos que servirão de ponto de partida para a procura de soluções inovadoras.

 

Segue-se a fase de candidaturas, onde startups de diversas áreas poderão apresentar propostas alinhadas com os desafios definidos. Depois da seleção das soluções mais promissoras, inicia-se a fase de aceleração e mentoria, um dos momentos centrais do programa. Durante este período, as startups terão acesso a uma estrutura completa de apoio, com formações especializadas, sessões de mentoria individual e acompanhamento con1nuo por especialistas em diferentes áreas estratégicas. O objetivo é potenciar o desenvolvimento das soluções, ajustá-las ao contexto empresarial real e criar ligações sólidas entre as startups e as empresas associadas.

 

No final do programa, as startups terão a oportunidade de apresentar os seus projetos num pitch final, onde poderão demonstrar os resultados do seu trabalho diretamente às empresas associadas à AEP. Caso as soluções sejam bem-sucedidas e se alinhem com as necessidades das empresas, poderão resultar em novas oportunidades de colaboração, fornecimento de serviços ou até mesmo integração nas cadeias de valor das empresas da região.

 

Este programa é uma oportunidade para as empresas explorarem novas abordagens e para as start-ups testarem e validarem as suas soluções num contexto real.

 

Acompanhe as próximas fases do programa! Mais informações em www.aepenafiel.pt

Juntos, impulsionamos a inovação e fortalecemos o tecido empresarial de Penafiel.

 

Este é um Programa financiado pelo PRR.

A Associação Empresarial de Penafiel em conjunto com a Freguesia de Penafiel organizou no passado dia 22 de janeiro, a IV Gala do Comércio de Penafiel onde foram presenteados os vencedores do Concurso de Montras de Natal, do sorteio do prémio final da dinâmica “Compras no Comércio Local vão dar prémios neste Natal”, bem como, dos alunos vencedores do Concurso Cartas ao Pai Natal de 2024.
Empresários, pais e crianças do 1º ciclo das escolas da Freguesia de Penafiel juntaram-se aos representantes dos agrupamentos de escola, entidades parceiras do evento e representante da Câmara Municipal Penafiel, Vereador Rodrigo Lopes, para aplaudir os vencedores e encerrar as dinâmicas da Penafiel Cidade Natal 2024.
A sessão contou com a animação do músico Gledson Moreira num final de tarde de muita confraternização e de apoio claro ao comércio local.
Vencedores Voucher 50€:
Tânia Carvalho
Felicidade Lopes
José Silva
Fátima Nogueira
Teófilo Gomes
Dalila Moreira
Rosário Pinto
Adriano Santos
João Soares
Maria Emília Pereira
Marcelo Pacheco
Jorge Pinto
Sílvia Ribeiro
Otília Saro
Carla Silva
Soraia Queirós
Sandra Ferreira
Marina Moreira
Ana Ramiro
Sílvia Machado
Espaços Comerciais para descontar os vouchers de oferta:
Opticenter Penafiel
Exacta Joalharia
Eugénio Oculista
Restaurante Rocha
Cortez Marques Oculista
Maria Laranja Supermercados
Sapataria Saros
Somos Ótica
SRCOMBUSTIVEIS UNIP., LDA
Cristiana Perfumaria
Ourivesaria Penafiel – Teixeira Ourives Lda
Lanidor Penafiel
Etcetera
Publicita
Laços de Ternura
Optica de Penafiel Grupo Boa Imagem
Opticália
Era uma Vez
Tapeçaria Paulinha
Mini Mercado Central de Abragão
Ergovisão Penafiel
Kryzphoto
Ourivesaria Rubi
Little Daisy
Flor e Art (Joaquim Cota)
Loja Record
LUC. Casablanca
Gota Wines (Ed. S. Martinho)
Eugénio Oculista
Dany Penafiel
Dany Tayloring
Basgest

Projeto estima que, no último trimestre de 2025, 80% das empresas intervencionadas tenham presença digital

 

Volvido um ano sobre o lançamento do Acelerar o Norte (apresentado, na Exponor, em outubro de 2023 e no terreno desde março de 2024, com o primeiro Roadshow para a Digitalização do Norte, em Braga), o balanço que as quatro associações promotoras do projeto – CCP, AEP, AHRESP e ACEPI – fazem é bastante positivo.

O esforço conjunto produziu resultados expressivos. Mais de 4 500 empresas manifestaram interesse em participar no projeto, reforçando a necessidade de intervenções que as preparem para os desafios da economia digital.

A equipa de gestão do Acelerar o Norte percorreu mais de 6 mil quilómetros, numa operação que envolveu as equipas das 16 Aceleradoras de Comércio Digital na cobertura de toda a região (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes). Cada uma das Aceleradoras, por sua vez, somou outros tantos milhares de quilómetros para chegar às empresas e garantir que nenhuma fica para trás.

Entre as iniciativas realizadas nesta primeira fase de execução do projeto Acelerar o Norte, destacam-se 34 eventos de sensibilização (Roadshow para a Digitalização do Norte) e 78 ações de capacitação (Roadshow de Capacitação do Norte), que reuniram mais de 4 000 participantes.

As sessões de capacitação, que somam um total de mais de 200 horas, foram conduzidas por especialistas qualificados e cobriram diferentes aspetos da transição digital, como ferramentas tecnológicas, estratégias de e-commerce e marketing digital.

Neste momento, o consórcio que gere o Acelerar o Norte considera que estão criadas as condições para que a região se afirme como uma referência em competitividade e inovação, garantindo que as empresas da região Norte acompanhem as transformações tecnológicas necessárias para prosperar na era digital.

O grande objetivo é que, no último trimestre de 2025, 80% das empresas intervencionadas no âmbito do Acelerar o Norte consigam ter presença digital e que melhorem outros aspetos como a percentagem das que têm uma estratégia de marketing digital ou que utilizam o digital para vender os seus produtos e serviços.

O Estudo da Economia Digital em Portugal, apresentado pela ACEPI, em parceria com o .PT e a IDC, conclui que o crescimento do universo de portugueses com acesso à internet tem sido constante desde 2010 e que 86% dos portugueses utilizam a internet diariamente, principalmente através de smartphones, e mais de metade (55%) faz compras online. As categorias mais compradas incluem roupa, calçado e acessórios, seguido das refeições take away (com entrega em casa ou levantamento em loja) e do alojamento nos serviços.

De acordo com dados obtidos num diagnóstico preliminar que o projeto Acelerar o Norte desenvolveu, mais de 60% das micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal, do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares, têm uma presença digital, o que não significa que a estratégia adotada seja a correta ou que esteja a ter bons resultados. Existem outros indicadores a melhorar, como as vendas online e o investimento em marketing digital.

Segundo dados do SIBS Analytics, divulgados no dia 31 de dezembro de 2024, as compras online tornam-se cada vez mais uma preferência dos portugueses, com um aumento de 30% em compras e de 36% no valor total gasto. Olhando para os valores totais das compras entre 1 e 24 de dezembro, período de referência usado, as compras online representam 19% do número de compras realizadas em Portugal e 21% do valor gasto.

Para o consórcio os números são evidentes e justificam a existência de ações como o projeto Acelerar o Norte, que prepara as PME portuguesas para dar resposta a uma nova realidade de consumo eletrónico.

 

Acelerar o Norte:

O projeto Acelerar o Norte nasce da vontade da CCP, da AEP, da AHRESP e da ACEPI, que criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.

O projeto estima abranger 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Com uma área de intervenção vasta, o sucesso do projeto deve-se à colaboração de mais de uma centena de entidades, incluindo autarquias, associações empresariais regionais e organizações privadas. Uma rede de apoio fundamental para transformar o projeto numa megaoperação de digitalização, a que se junta a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital, que têm como finalidade apoiar a transformação digital de cerca de 9 mil micro, pequenas e médias empresas.

O projeto prevê a realização de três estudos junto das empresas do Norte para analisar a evolução dos principais indicadores da economia digital na região e medir o impacto do Acelerar o Norte. O objetivo é sistematizar diferentes momentos de intervenção do projeto, nomeadamente o momento inicial, um segundo momento de avaliação intermédia do impacto do projeto e um estudo final de análise do impacto das atividades desenvolvidas.

O Acelerar o Norte é desenvolvido em Consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, através do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, no âmbito da Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.

www.aceleraronorte.pt

A área de Empresas e Projetos da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) informa que estão abertas as candidaturas no âmbito do Sistema de Incentivos de Base Territorial, direcionado à realização de investimentos de pequena dimensão de micro e pequenas empresas para expansão ou modernização da sua atividade e que contribuam para o emprego e para a modernização e resiliência das economias locais.

Ações elegíveis
Investimentos de pequena dimensão de micro e pequenas empresas para expansão ou modernização da sua atividade e que contribuam para o emprego e para a modernização e resiliência das economias locais.

Entidades beneficiárias
Micro e pequenas empresas com qualquer natureza jurídica.

Entidades não beneficiárias
Não são beneficiários elegíveis para apoio os prestadores de serviços ou profissionais liberais, uma vez que não constituem formas jurídicas de empresa.

Atividades económicas elegíveis

Secção B – Indústrias extrativas (CAE 05 a 09)

  • CAE 05 – Extração de hulha e lenhite;
  • CAE 06 – Extração de petróleo bruto e gás natural;
  • CAE 07 – Extração e preparação de minérios metálicos;
  • CAE 08 – Outras indústrias extrativas;
  • CAE 09 – Atividades dos serviços relacionados com as indústrias extrativas.

Secção C – Indústrias Transformadoras (CAE 10 a 33)

  • CAE 10 – Indústrias alimentares;
  • CAE 11 – Indústria das bebidas;
  • CAE 12 – Indústria do tabaco;
  • CAE 13 – Fabricação de têxteis;
  • CAE14 – Indústria do vestuário;
  • CAE 15 – Indústria do couro e dos produtos do couro;
  • CAE 16 – Indústrias da madeira e da cortiça e suas obras, exceto mobiliário; fabricação de obras de cestaria e de espartaria;
  • CAE 17 – Fabricação de pasta, de papel, cartão e seus artigos;
  • CAE 18 – Impressão e reprodução de suportes gravados;
  • CAE 19 – Fabricação de coque, de produtos petrolíferos refinados e de aglomerados de combustíveis;
  • CAE 20 – Fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais, exceto produtos farmacêuticos;
  • CAE 21 – Fabricação de produtos farmacêuticos de base e de preparações farmacêuticas;
  • CAE 22 – Fabricação de artigos de borracha e de matérias plásticas;
  • CAE 23 – Fabricação de outros produtos minerais não metálicos;
  • CAE 24 – Indústrias metalúrgicas de base;
  • CAE 25 – Fabricação de produtos metálicos, exceto máquinas e equipamentos;
  • CAE 26 – Fabricação de equipamentos informáticos, equipamento para comunicações e
  • produtos eletrónicos e óticos;
  • CAE 27 – Fabricação de equipamento elétrico;
  • CAE 28 – Fabricação de máquinas e de equipamentos, n.e.;
  • CAE 29 – Fabricação de veículos automóveis, reboques, semi-reboques e componentes para veículos automóveis;
  • CAE 30 – Fabricação de outro equipamento de transporte;
  • CAE 31 – Fabricação de mobiliário e de colchões;
  • CAE 32 – Outras indústrias transformadoras;
  • CAE 33 – Reparação, manutenção e instalação de máquinas e equipamentos.

Secção I – Alojamento, Restauração e Similares (CAE 55 e 56)

  • CAE 55 – Alojamento, apenas para territórios de baixa densidade e para situações de requalificação de unidades previamente existentes, à data da candidatura, comprovada por via do registo dessa atividade e da existência de volume de negócios na CAE no ano anterior ao da candidatura;
  • CAE 56 – Restauração e similares, apenas para situações de requalificação de unidades previamente existentes, à data da candidatura, comprovada por via do registo dessa atividade e da existência de volume de negócios na CAE no ano anterior ao da candidatura.

Secção R – Atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas (CAE 93)

  • CAE 93 – Atividades desportivas, de diversão e recreativas, apenas para situações de requalificação de unidades previamente existentes, à data da candidatura, comprovada por via do registo dessa atividade e da existência de volume de negócios na CAE no ano anterior ao da candidatura.

Duração das operações
24 meses.

 Taxa de financiamento

  • 60% para os investimentos localizados em territórios de baixa densidade;
  • 50% para os investimentos localizados nos restantes territórios.

Forma de apoio
Fundo perdido.

Limites de investimento

  • Investimento mínimo elegível: 25.000,00€;
  • Investimento máximo elegível: 300.000,00€.

 Prazo para apresentação das candidaturas

  • Até às 18:00h do dia 31/01/2025.

Despesas elegíveis

  • Ativos corpóreos, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos, custos diretamente atribuíveis para os colocar na localização e condições necessárias para os mesmos serem capazes de funcionar, bem como a aquisição de equipamentos informáticos, incluindo o software necessário ao seu funcionamento;
  • Ativos incorpóreos, incluindo a transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes, nacionais e internacionais, licenças, conhecimentos técnicos não protegidos por patente, e software standard ou desenvolvido especificamente para determinado fim;
  • Custos associados à certificação de produtos, processos ou serviços, custos de conceção e registo de novas marcas;
  • Custos com obras de construção e remodelação em casos específicos, de acordo com o aviso de candidaturas.

 Requisitos a cumprir

  • Não ter iniciado os investimentos à data de apresentação da candidatura;
  • Demonstrar dispor de fontes de financiamento para assegurar a realização da operação;
  • Disponibilização do certificado PME;
  • Dispor de contabilidade organizada;
  • Pelo menos, manter os postos de trabalho existentes à data da candidatura, até à data de conclusão da operação;9
  • Apresentar um rácio de autonomia financeira não inferior a 15%, obtido através da divisão do capital próprio pelo ativo total, tendo em conta os dados económicos relativos ao exercício de 2023;
  • Nas operações de infraestruturas com um prazo de vida útil previsto de, pelo menos, cinco anos, demonstrar que as mesmas asseguraram a resistência às alterações climáticas;
  • Manter atualizada a certificação de PME, sendo que alteração do estatuto dimensional da empresa promotora para dimensão superior a pequena empresa devido a alterações na estrutura societária e a cedências de posição contratual determinarão a revogação da concessão do apoio.

Consulte o resumo do Aviso de candidatura em:

*A Magia do Natal está a chegar a Penafiel*

 

A época mais especial do ano está a chegar e o “Penafiel Cidade Natal” conta com um programa recheado de luz, brilho e animação, entre os dias 1 e 30 de dezembro.

Tudo começa com a habitual inauguração da iluminação de Natal, já no próximo dia 1 (domingo), pelas 18h00, na Praça Escritaria, junto ao ex-líbris de Penafiel, o Santuário do Sameiro. O momento será acompanhado por fogo-de-artifício e música.

Logo depois decorrerá a abertura oficial do “Mercadinho de Natal”, este ano com nova localização, na Praça de São Martinho, junto ao Ponto C, um novo espaço natalício, com várias barraquinhas e produtos alusivos à época, para todos os gostos e idades, desde gastronomia, doçaria, bebidas quentes, artesanato, decoração, joalharia, bijuteria, entre outros, a funcionar todos os dias, das 12h00 às 22h00.

Este ano, o Pai Natal chega ao Mercadinho no dia 13 de dezembro, onde pequenos e graúdos vão poder brincar e conviver com a figura maior da época.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “é com enorme alegria que damos início a mais uma edição do “Penafiel Cidade Natal”, um momento mágico que enche a nossa cidade de luz, cor e com o verdadeiro espírito natalício. Nesta quadra especial, Penafiel transforma-se num palco de celebração, onde as ruas ficam cheias de animação, e o nosso comércio local recebe todos com a hospitalidade que nos caracteriza. Um programa especialmente pensado para todas as idades, numa cidade decorada a preceito e com várias atividades. Venham a Penafiel conhecer a nossa Cidade Natal.”

À semelhança dos anos anteriores o “Penafiel Cidade Natal” vai promover o concurso de montras “A Minha Montra é que é!” e incentivar à compra local com a dinâmica “Compras no Comércio Local dão Prémios neste Natal”

As animações de rua com música no comércio local vão voltar, para tonar o ambiente mais acolhedor, familiar e natalício. Os já conhecidos baloiços de Natal vão continuar a convidar os visitantes a criarem memórias com as suas fotografias. Este ano a organização vai apresentar novidades com fotografias personalizadas com o Pai Natal, nos dias 14, 15, 21 e 22, e espectáculos de magia, no dia 21, tudo isto no Mercadinho.

Além da restante iluminação, que dá um encanto ainda maior à nossa cidade, há um carrossel localizado junto à Igreja das Freiras, na Av. Sacadura Cabral e, este ano, também junto à escultura Bicha Serpe.

Para o Presidente da Direção da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, “este ano a aposta conjunta da AEP, Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Penafiel vai proporcionar bons momentos de uma época especial, onde os mais novos vão poder brincar e os mais velhos vão poder escolher, uma vez mais, o comércio tradicional para as suas compras. Continuamos a apostar nos incentivos ao comércio local pois acreditamos que Penafiel tem tudo o que o público precisa para a época de maior consumo. Convidamos toda a comunidade do concelho a visitar o nosso comércio e, claro, os vários pontos atrativos para passarem bons momentos em família neste Natal. O Mercadinho de Natal, os carrosséis pela cidade e toda a iluminação que torna Penafiel Cidade Natal”.

De recordar que “Penafiel Cidade Natal” é uma organização da Câmara Municipal de Penafiel, Associação Empresarial de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel.

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) em conjunto com a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel, no âmbito do Penafiel Cidade Natal’24, e à semelhança dos anos anteriores, vão promover novamente de 1 a 24 de dezembro as dinâmicas de Natal » (1) Concurso de Montras de Natal “A Minha Montra é que é!” e (2) Compras no Comércio Local vão dar Prémios neste Natal « com o objetivo de continuar a apoiar todos os empresários locais incentivando toda a população a comprar em Penafiel, dando mais notoriedade e divulgação aos participantes através destas iniciativas.

Estas duas iniciativas destinam-se a todos os agentes do comércio local do concelho de Penafiel que possuam estabelecimentos comerciais e/ou de serviços, sendo que a participação é de carácter gratuito.

(1) Concurso de Montras de Natal “ A Minha Montra é que é! ”

O objetivo deste concurso, é eleger as melhores montras de Natal do concelho, desafiando os estabelecimentos a concurso a apresentar uma montra de Natal original que se enquadre no tipo de negócio da empresa, e que contenha, entre outros, artigos ou produtos vendidos nesses estabelecimentos e que deverão estar devidamente iluminadas de forma a poderem ser vistas e avaliadas por um Júri constituído pela organização e dois especialistas externos bem como pela imprensa local, e estarão a concurso para participar nas categorias de  Prémio Júri e Prémio Imprensa, sendo que serão premiados os três (3) melhores do «Prémio Júri» e os três (3) melhores do «Prémio Imprensa. Os prémios não são cumulativos.

Consulte o regulamento de participação bem como os prémios a concurso em:
Regulamento Concurso de Montras de Natal “A Minha Montra é que é!”

(2) Compras no Comércio Local vão dar Prémios neste Natal

Trata-se de uma campanha com o objetivo de apoiar os empresários locais neste natal, incentivando a comunidade a comprar no concelho de Penafiel, em que clientes dos estabelecimentos aderentes terão direito a um cupão por cada 10€ em compras, até um máximo de 5 cupões por compra, que serão gratuitamente entregues pelo estabelecimento para se habilitar ao sorteio final.

Na presente edição, esta iniciativa terá uma novidade relativamente às edições anteriores, novidade essa que se irá concretizar no sorteio final de 20 vouchers no valor de 50€ (cinquenta euros) cada, para serem descontados pelos clientes premiados nos estabelecimentos aderentes até a um máximo de 6 meses. Os clientes terão direito a um cupão por cada 10€ em compras, até um máximo de 5 cupões por compra, que serão gratuitamente entregues pelo estabelecimento para se habilitar ao sorteio final. Este valor é atribuído e será suportado pela organização pelo que os estabelecimentos, ao contrário das edições anteriores, não terão qualquer responsabilidade e encargo por atribuir algum valor para vouchers de desconto. Nenhum voucher atribuído ao cliente pode ser convertido em dinheiro.

Consulte o regulamento de participação em:
Regulamento “Compras de Natal vão dar Prémios neste Natal”

Como se Inscrever?

Para participar nestas iniciativas, a sua candidatura deve ser apresentada até ao próximo dia 27 de novembro de 2024 através do envio de um email para eventos@aepenafiel.pt sendo que deverá indicar caso pretenda participar nas duas iniciativas (1 e 2) ou indicar apenas a iniciativa que pretende participar (1 ou 2), juntamente com os dados do estabelecimento (nome do estabelecimento +nome do responsável +morada +contactos). No caso de participar no Concurso de Montras de Natal deverá também enviar fotografia da montra a concurso até ao fecho das inscrições.

Assim, desafiamo-lo a participar nestas duas dinâmicas para tornar Penafiel na verdadeira Cidade de Natal!