De 1 a 30 de outubro, a Associação Empresarial de Penafiel com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, volta a promover o “Petiscando” com o objetivo de promover e divulgar a Gastronomia do concelho.

A concurso serão admitidos todos os estabelecimentos de restauração e similares do concelho de Penafiel que deverão apresentar e servir durante os dias da iniciativa um petisco ou especialidade de referência do seu estabelecimento.

No final do concurso serão atribuídos prémios aos 3 primeiros classificados do «Prémio do Júri», bem como o «Prémio do Público» que este ano incorpora o Passaporte Gastronómico “Petiscando” que passa a ser digital através da APP Petiscando.

Os interessados devem inscrever-se até ao dia 25 de setembro de 2022 (inclusive), através do formulário abaixo.

A inscrição é gratuita tendo apenas que ser Associado AEP (saiba como em Aqui)

Saiba todas as condições de participação consultando o regulamento:
Normas de Participação 3º Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel

Junte-se a esta iniciativa e surpreenda-nos mais uma vez!

INSCRIÇÕES GRATUITAS

A Associação Empresarial de Penafiel em conjunto com o Banco de Portugal retomam as ações de formação dirigida aos empresários locais.

A ação sob o tema “Conhecimento da Nota de Euro” decorre no próximo dia 29 de setembro pelas 09h30 no Auditório da Associação Empresarial de Penafiel, sendo direcionada a todos os empresários, com enfoque para todos que possuem atendimento direto ao público e manuseamento de dinheiro.

As inscrições estão abertas com o fácil preenchimento do formulário abaixo.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel e da Junta de Freguesia de Penafiel promovem, no centro da cidade, a XII edição da Feira da Saúde que ocorrerá nos dias 23 e 24 de setembro.

Este ano, sob o tema “Distúrbios Alimentares: o Impacto na Saúde Diária”, vão ser discutidas as problemáticas e os perigos para a saúde que decorrem da ausência de bons hábitos alimentares, por parte de todos os agentes de saúde presentes na feira.

Nesta edição, regressam as palestras e workshops ao longo dos dias do certame, sexta-feira e sábado, junto ao Jardim do Calvário.

Como em todas as edições, os visitantes terão à sua disposição um alargado leque de rastreios gratuitos a vários tipos de doenças e informação especializada sobre a temática em destaque.

Nuno Brochado, Presidente da Direção da AEP considera a Feira da Saúde “um marco nos eventos da instituição e por isso de realização obrigatória. O compromisso com os nossos associados do setor da saúde é ajudá-los a aproximarem-se da comunidade e darem-se a conhecer. É de extrema relevância falar de temas como a alimentação uma vez que é transversal a todas as idades. Numa analogia aos 130 anos da AEP, uma boa alimentação leva-nos mais longe e com saúde”, concluiu.

No evento, a AEP terá também o próprio stand onde irá destacar, mais uma vez, o cartão “AEP Saúde”, bem como serão divulgadas várias atividades do Curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde promovidas pela Associação.

No seguimento dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis, a Associação Empresarial de Penafiel (AEP) reclama uma intervenção urgente do Governo de Portugal para travar a escalada de preços e aumento de custo de vida.

Penafiel, 15 de junho de 2022

Excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro,
Dr. António Costa,

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) vem reclamar uma intervenção urgente do Governo, pois face aos constantes aumentos dos preços dos combustíveis, cerca de 98% das empresas do concelho de Penafiel, constituídas por micro e pequenas empresas não conseguem fazer repercutir os sucessivos aumentos deste importante custo nos preços finais dos seus produtos e serviços, uma vez que os consumidores já não aguentam mais essa expansão de preços. Assim, as micro e pequenas empresas estão já a “absorver” muitos destes aumentos sucessivos de custos e muitas já ultrapassaram o limite de capacidade de absorção. Daqui em diante, Senhor Primeiro-Ministro, verá que muitas empresas não vão aguentar esta pressão, fechando portas e deixando milhares de pessoas no desemprego.

Pela manutenção do atual tecido empresarial do concelho de Penafiel, constituído por 6361 micro, pequenas e médias empresas, exigem-se medidas urgentes de apoio à economia empresarial. Para além das empresas, é importante referir que nelas trabalham 23.993 colaboradores, que naturalmente também sentem na sua carteira o impacto terrível desta subida de preços dos combustíveis.

Sendo o concelho de Penafiel um território deficitário em redes de transportes e onde a falta de plataformas logísticas é uma realidade, grande parte das micro e pequenas empresas são obrigadas a possuírem uma frota de viaturas própria para garantirem as suas transações comerciais, logo são todas estas empresas muito “sensíveis” às oscilações dos preços de combustíveis. Mais uma vez, a interioridade e as desigualdades conjunturais que esta acarreta para territórios como os de Penafiel, potencia as dificuldades dos nossos empresários.

Assim, a AEP vem exigir que os nossos governantes não se esqueçam de quem paga mais impostos neste país e considera que devem ser criados mecanismos que, de alguma forma, possam atenuar este “abismal” aumento dos preços dos combustíveis. Não é compreensível para o empresário comum que, mesmo após uma descida substancial do imposto sobre produtos petrolíferos, andemos com preços médios ainda bem acima dos de Espanha.

Sem apoios, e como acima já referido, as empresas têm de fazer repercutir estes aumentos nos preços dos seus produtos e serviços sendo que, de facto, quer os empresários quer os consumidores (a economia no seu todo!) já não conseguem aguentar mais aumentos de preços.

Seja pela via fiscal, seja por apoios diretos às empresas, seja por mecanismos de supervisão mais eficazes, seja pelo que for, é obrigação do Governo que V. Exa. preside aliviar este fardo constante (e cada vez maior!) sobre as empresas e famílias.

A Direção da Associação Empresarial de Penafiel.

Carta Aberta ao Sr Primeiro Ministro_AEP_15_06_22

No âmbito do projeto “Granito e Rochas Similares no Tâmega e Sousa” que a Associação Empresarial de Penafiel (AEP) está a desenvolver, irá decorrer no dia 29 de junho pelas 9h30, no auditório da AEP, o Hackathon Circular. Trata-se de um evento onde existirá oportunidade de criar, prototipar e partilhar soluções e boas práticas de ecoinovação e economia circular para o setor do granito e rochas similares.

Empresários e associações do setor, investigadores e empreendedores, todos estarão reunidos neste desafio! Junte-se a nós!

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do preenchimento do formulário abaixo.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

No âmbito do projeto “Granito e Rochas Similares no Tâmega e Sousa” que a Associação Empresarial de Penafiel (AEP) está a desenvolver, irá decorrer no dia 1 de junho pelas 10h00, no auditório da AEP, o Seminário de Apresentação dos Diagnósticos relativos à Ecoinovação e Impactes Ambientais bem como Economia Digital.

A AEP desafia as empresas do setor do Granito e Rochas Similares do Tâmega e Sousa a participar neste seminário por forma a conhecerem os resultados dos diagnósticos elaborados no decorrer do projeto, que permitem conhecer a realidade empresarial deste setor no âmbito digital e ambiental.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do preenchimento do formulário abaixo

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Coordenador(a) da Área de Formação Profissional (m/f)

A sua missão (se aceitar):
  • Coordenar a área de formação profissional da Associação Empresarial de Penafiel (AEP);
  • Planear, executar, acompanhar e controlar de perto a execução de todos os projetos/plano de atividades em execução (Sistema de Aprendizagem, Educação e Formação de Adultos, Formação Modular Certificada, Formação não financiada, entre outros);
  • Promover ações de revisão e melhoria contínua e implementar mecanismos de qualidade na formação;
  • Providenciar informação regular à Direção / Secretário-Geral;
  • Ser o ponto focal junto das instituições públicas que tutelam os projetos de formação;
  • Coordenar a elaboração de candidaturas a novos projetos/oportunidades;
  • Resolver questões pedagógicas / organização das ações, entre outras.
Está no sítio certo se:
  • Tiver experiência comprovada de coordenação de equipas ao nível da execução de projetos de formação profissional;
  • Possuir uma licenciatura relevante para a função em causa;
  • Dominar, na ótica do utilizador, ferramentas informáticas (principalmente de gestão de formação);
  • Possuir uma grande capacidade de resiliência, liderança e inovação;
  • For capaz de motivar toda a equipa de colaboradores da área, formadores e formandos da instituição.
Processo de recrutamento (simples):
  • Duas fases de entrevistas com o Secretário-Geral da AEP;
  • Fase final de entrevista com a Direção da AEP.
Porque deve juntar-se à AEP?
  • A AEP é uma instituição de referência ao nível da formação profissional em toda a região do Tâmega e Sousa;
  • A estabilidade da instituição permite estabilidade profissional e pessoal aos seus colaboradores;
  • Garantimos uma experiência profissional desafiante;
  • Oferecemos um pacote salarial atrativo.

Agradecemos o envio de carta de motivação e curriculum vitae para recrutamento@aepenafiel.pt até ao próximo dia 15 de maio de 2022.

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) traz de volta o certame Flores & Sabores nos dias 29, 30 de abril e 1 de maio ao centro da cidade de Penafiel. A 11ª edição do evento mantém a parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e a Junta de Freguesia de Penafiel naquele que é o primeiro evento do ano sob a tutela dos 130 anos da AEP.

O evento volta a apostar na comida de rua com a segunda edição do Street Food a decorrer no Campo da Feira em Penafiel, entre as 10h e as 24h.

A edição, que regressa após paragem imposta pela pandemia da Covid-19, junta a Festa da Flor com hortos e mostra de sabores, que engloba o melhor da doçaria regional e o Street Food nacional. Adicionalmente, teremos uma exposição de Bonsai que decorrerá no sábado e no domingo, entre as 10h e as 19h, na Assembleia Penafidelense.

A feira de Artesanato volta a juntar os artesãos locais que terão a companhia, ao longo da avenida central de Penafiel, da exposição de carros clássicos de Bombeiros pertencentes às três corporações do concelho de Penafiel. Para além destas atividades, o programa de Flores & Sabores contempla ainda diversas animações de rua, cantares tradicionais, a habitual possibilidade de percorrer as ruas da cidade nos coches disponibilizados para o efeito e música ao vivo no espaço Street Food.

O certame vai trazer de volta as flores a Penafiel, e por isso, a AEP desafia todos os empresários para o Concurso de Montras em Flor (ver aqui) bem como todos os habitantes a decorarem as suas janelas e varandas a preceito.

Segundo o Presidente da AEP, Nuno Brochado, “vejo com muito entusiasmo o regresso do nosso Flores & Sabores em força! É um evento muito especial para a AEP pois ao festejarmos a Primavera conseguimos trazer milhares de visitantes a Penafiel, o que claro está, dinamiza a economia do nosso Concelho. Teremos um festival de Street Food reforçado com novos participantes e com a vantagem de se localizar no Campo da Feira, num espaço mais amplo e confortável para os participantes. Apelo a todos que tragam as suas famílias a um certame belíssimo, cheio de cor e de diversão ao ar livre. Celebremos o regresso deste nosso grande evento!”, sublinhou.

Por tudo isto, nos dias 29, 30 de abril e 1 de maio a AEP convida-o a visitar Penafiel e a desfrutar do melhor que preparamos para si.

A Associação Empresarial de Penafiel celebra, neste ano de 2022, os 130 anos da sua atividade ao serviço do tecido empresarial do concelho de Penafiel e da região do Tâmega e Sousa.

A data assinalada não podia ser mais apropriada depois de dois anos cinzentos para a economia local com todas as perdas inerentes à pandemia da COVID-19. O ano de 2022 será por isso um ano dourado, onde os 130 anos ao serviço dos empresários da região serão celebrados através da retoma de todos os eventos à sua forma original, ou seja, naturalmente se o panorama epidemiológico continuar a melhorar. Serão, ainda, realizadas novas atividades que vão aproximar ainda mais a instituição dos seus associados com palestras e informação direcionada a cada setor empresarial e serviços disponibilizados pela AEP.

O dourado será estampado numa nova imagem celebrativa ao longo do ano para que os 130 anos mostrem o renascer de um tempo turbulento que se deseja que fique para trás.

A primeira novidade trata-se do roteiro pelas freguesias do concelho de Penafiel, onde a comitiva da Associação Empresarial de Penafiel irá uma a uma para analisar e diagnosticar o tecido empresarial local por forma a poder ajudar e apoiar em estreita ligação com as juntas de freguesia os empresários locais.

Os projetos em curso como Granito e Rochas Similares no Tâmega e Sousa: Sustentabilidade, Competitividade e Transformação Digital e Inovação Social – Combate à info exclusão dos idosos do concelho de Penafiel que estiveram a ser conduzidos de forma mais lenta devido à pandemia, vão agora desenvolver-se com o ritmo esperado, podendo até ambos serem concluídos ao longo do ano dourado.

No que toca à retoma de eventos, o primeiro será a realização da 11ª edição do Flores e Sabores, que decorrerá no centro da cidade de Penafiel, com a exposição de hortos e espaços dedicados aos doces tradicionais. Será, ainda, retomada na mesma altura a segunda edição do Street Food que irá proporcionar momentos de lazer saboreando o melhor da gastronomia ambulante.

Segue-se o regresso do Penafiel Passeio D’Moda à rua com a sua sétima edição no dia 11 de junho a desafiar os empresários do vestuário, calçado e assessórios a mostrar o melhor das suas coleções Primavera/Verão ’22. A sua versão de outono/inverno será em plena capacidade de público no já habitual auditório do Museu Municipal de Penafiel no dia 22 de outubro.

O verão trará uma festa dedicada à comunidade AEP, reunindo associados, parceiros, formadores, formandos e colaboradores por forma a celebrar os 130 anos da instituição.

A 12ª edição da Feira da Saúde irá voltar à data original, com setembro a receber no centro da cidade as instituições do setor a debater os temas centrais da saúde atual.

Como forma de celebrar o sucesso contínuo do certame gastronómico PETISCANDO em Penafiel, este decorrerá ao longo de todo o mês de outubro em variados espaços de restauração e similares em todo o concelho de Penafiel.

A gala anual do associado regressará em pleno, sem restrições, e com várias homenagens aos associados que assinalam mais de 10 e 25 anos de ligação à instituição, bem como entidades e personalidades que em muito contribuem para o sucesso dos 130 anos da AEP.

O ano de eventos terminará com o habitual calendário dedicado ao Natal com a Penafiel Cidade Natal a ser concretizada nos moldes habituais e com o comércio tradicional a apresentar as melhores soluções para a época de maior consumo.

Toda a dinâmica dos 130 anos da Associação Empresarial de Penafiel têm como principal objetivo “projetar e envolver ainda mais os associados desta casa. Só faz sentido continuar este trabalho de extrema importância que é o associativismo se tivermos os empresários connosco”, começa por assumir o presidente da Direção da AEP, Nuno Brochado.

“Depois de dois anos difíceis, queremos que o sucesso de todos regresse, com muito trabalho, novas oportunidades e no que depender da AEP estamos cá para que o ano de 2022 seja dourado”, explica o dirigente que iniciou o seu mandato enquanto presidente com os dois anos “mais difíceis da história atual”.

2022 será por isso um ano de renovação, de maior proximidade e mais dinâmica para todo o concelho de Penafiel e região envolvente, sob o lema há 130 anos a crescer consigo”.

A área de Empresas e Projetos da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) informa que se encontra aberto, até às 19 horas do dia 29 de abril de 2022, o aviso de candidaturas de “Apoio à Descarbonização da Indústria”, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), correspondendo a uma dotação total de 705 milhões de euros.

 

Objetivos

O aviso “Apoio à Descarbonização da Indústria” enquadra-se num conjunto de medidas que visam contribuir para o objetivo da neutralidade carbónica, promovendo a transição energética por via da eficiência energética, do apoio às energias renováveis, com enfoque na adoção de processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, na adoção de medidas de eficiência energética na indústria e na incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

 

Entidades beneficiárias

– Empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, do setor da indústria (Categoria B – Indústrias extrativas e C – Indústrias transformadoras);

– Entidades gestoras de parques industriais cujos investimentos possam impactar a redução de emissões de gases de efeito de estufa nas empresas do setor da indústria instaladas nas áreas sob sua gestão.

 

Domínios de intervenção

O investimento associado a esta componente contribui em 100% para a meta climática do PRR, pelo que os projetos terão de estar enquadráveis, pelo menos, num dos seguintes cinco domínios de intervenção:

– Eficiência energética e projetos de demonstração nas PME ou grandes empresas e medidas de apoio que cumprem os critérios de eficiência energética;

– Processos de investigação e de inovação, transferência de tecnologias e cooperação entre empresas, incidindo na economia hipocarbónica, na resiliência e na adaptação às alterações climáticas;

– Energia renovável: solar;

– Outras energias renováveis (incluindo a energia geotérmica);

– Sistemas energéticos inteligentes (incluindo as redes inteligentes e sistemas de TIC) e respetivo armazenamento.

 

Tipologia de projetos

São admitidos a concurso projetos com as seguintes tipologias:

– Processos e tecnologias de baixo carbono na indústria;

– Adoção de medidas de eficiência energética na indústria;

– Incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

 

Financiamento

Os apoios assumem a forma de subsídios não reembolsáveis.

As taxas máximas de apoio são determinadas em função da tipologia de auxílio aplicável, de acordo com o disposto no RGIC (Regulamento Geral de Isenção por Categoria).

 

Período de candidaturas

Até às 19 horas do dia 29 de abril de 2022.

 

Para mais informações contacte a área de Empresas e Projetos da Associação Empresarial de Penafiel

255 718 020 – gep@aepenafiel.pt.

Nós Ajudamos!